Certificação

selo-1

A certificação CFO (BR)® demonstra o conhecimento e competência do executivo financeiro. A certificação é oficialmente registrada no IBEF SP fornecendo-lhe validação do mercado e incrementando o desenvolvimento de sua carreira profissional.

O processo de certificação é sustentado por um quadro de competências baseado em MBAs das melhores escolas de negócios do Brasil e pela avaliação de um grupo seleto de executivos de finanças. Assim as certificações CFO (BR)® só são concedidas aos membros que possam demonstrar que atingiram critérios de avaliação específicos.

Estatuto do Certificado

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF-SP torna públicos os critérios do Programa de Certificação de CFO (BR)®: dirigido a atividade profissional de Diretor Financeiro ou quaisquer outras nomenclaturas utilizadas para esta atividade e que preencham os requisitos abaixo determinados por este Edital.

Modalidades:

O Programa de Certificação CFO (BR)® inicialmente terá a modalidade :

POR EXPERIÊNCIA – Submetendo-se à aprovação da experiência profissional de pelo menos 5 (cinco) anos como executivo de finanças em empresas ou instituições com receita líquida anual superior a R$ 100 milhões.

1. Requisitos e obrigações para certificação por experiência:

As pessoas físicas de quaisquer nacionalidades, domiciliadas no Brasil, associadas ou não ao IBEF SP, poderão se inscrever para o processo de certificação CFO (BR)® por experiência, desde que se enquadrem e cumpram os seguintes requisitos e obrigações:

1.1 O candidato à certificação CFO (BR)® por experiência deverá comprovar exercício profissional de pelo menos 5 (cinco) anos consecutivos ou não como executivo de finanças em empresas ou instituições com receita líquida anual superior a R$ 100 milhões.

1.2 Pelo menos metade do tempo de experiência, deverá ter ocorrido nos últimos 10 anos.

1.3 Não serão computadas experiências adquiridas em Diretorias de entidades representativas de classe na qual o CFO atua ou atuou em caráter pro bono (exemplos: IBGC, APIMEC, ABRASCA, CRA, CRC, IBRI e outras).

1.4 O candidato à certificação CFO (BR)® por experiência assinará a “Declaração de Desimpedimento e Adesão ao Estatuto do CFO (BR)® CERTIFICADO IBEF SP” (Anexo 1).
1.5 Enviar 2 (duas) cartas de apresentação assinadas por profissional habilitado ou por entidade reconhecida pelo mercado. (Anexo 2).

*Exemplos de profissionais habilitados, que poderão assinar a carta de apresentação do candidato: presidente, vice-presidente ou outro executivo de finanças do alto escalão da organização em que o candidato atua ou atuou ou de outra organização do mercado.

*Exemplos de entidades reconhecidas pelo mercado: a própria organização na qual o candidato atua ou atuou como executivo de finanças, ou a entidade de classe na qual o candidato seja associado.

1.6 Pagar a taxa referente ao processo de análise e validação da certificação por experiência. O não pagamento da taxa impedirá a habilitação do candidato como CFO certificado, tornando-se sem efeito o processo de certificação por experiência.

1.7 Estar disponível para participar do processo de entrevista (presencial ou por videoconferência) para avaliação e julgamento final do processo de inscrição.

1.8. Recurso: os pedidos de certificação por experiência que eventualmente sejam negados pela Banca de Certificação terão direito a recurso junto ao Conselho de Administração do IBEF SP. Tais recursos deverão ser encaminhados por meio de email ao Conselho, contendo detalhada exposição de motivos.

Observações Importantes:
Não haverá necessidade de reconhecimento de firma em quaisquer documentos solicitados no edital. Recomenda-se a prévia leitura do Estatuto do CFO(BR) localizado no site www.ibefsp.com.br/certificacaoCFO.

2. Processo de inscrição e documentação necessária:

2.1. 1º Passo: Preencher os dados do formulário de inscrição(on-line) para a certificação por experiência no site do IBEF, por meio do link: http://ag74.com.br/IBEF/CFO/

2.2. 2º Passo: Após inscrição on-line, em posse de login e senha inserir as informações solicitadas em cadastro. Por fim imputar no sistema os arquivos contendo os documentos necessários para análise do processo, lembrando que cada arquivo não poderá ter tamanho superior a 1 MEGABYTE.nserir

Segue abaixo a relação de documentos para fazer upload em sistema:

a) Documento de RG, CPF e CV profissional.
b) Cópia do diploma de Bacharel em curso universitário reconhecido pelo MEC. O diploma poderá ser substituído por cópia da carteira de conselhos regionais, tais como: OAB, CREA, CRA, CORECON, CRC e outros.
c) Certificado de especializações em cursos na área de economia, administração, contabilidade, engenharias, ciências atuariais e áreas correlatas*.
d) Termo “Declaração de Desimpedimento e Adesão ao Estatuto CFO (BR)® CERTIFICADO IBEF SP” devidamente assinado (modelo Anexo 1).
e) Duas (2) cartas de apresentação assinadas por profissionais de empresas distintas (modelo Anexo 2).
f) Comprovação da experiência mínima a ser assinada pelo Executivo-Chefe da empresa por meio da Declaração da empresa (modelo Anexo 3).

O processo de análise para a obtenção do certificado por experiência somente terá início após o recebimento da completa documentação pelo candidato, que será notificado por e-mail. O IBEF SP terá o prazo de até 90 (noventa) dias para avaliação, validação das documentações e aprovação do candidato.

* Os diplomas de MBA não classificados nesse edital serão submetidos à análise da Banca Examinadora se o candidato possuir. E a entrevista com o candidato poderá acontecer se necessário a critério da Banca Examinadora.

3. Processo de análise, prazos e pagamento:

Após o protocolo da documentação no IBEF SP, o departamento financeiro enviará e-mail ao candidato informando as instruções para o recolhimento da taxa de validação do processo de certificação definida abaixo:

Ao associado IBEF será concedido 30% de desconto na taxa de taxa de validação do processo de certificação para o ano de 2018.

O processo de análise para a obtenção do certificado por experiência somente terá início após o recebimento da completa documentação pelo candidato. O IBEF SP acusará recebimento da documentação através de comunicação por e-mail. O IBEF SP terá o prazo de até 90 (noventa) dias para avaliação, validação da documentação, convite para a entrevista e aprovação do candidato.

4. Taxa de manutenção do certificado

O programa de certificação CFO (BR)® tem validade de 2 (dois) anos. Para a renovação do certificado, antes de decorrido este prazo, será preciso atingir o número de créditos determinados pelo Programa de Educação Continuada e ser paga a taxa de re-certificação determinada a seguir:

Passado o prazo de renovação do certificado, caso haja interesse, será possível dar entrada em novo certificado, pagando 50% da taxa de inscrição definida no item 4, acrescido da taxa de emissão e manutenção do certificado informada no item 5 acima.
Caso a banca avaliadora julgue necessário, também será solicitada a atualização de documentos do candidato para nova avaliação.

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail certificacaocfo@ibefsp.com.br.

empresas mantenedoras

membros corporativos