Como se Certificar

A certificação CFO (BR)® demonstra o conhecimento e competência do executivo financeiro. A certificação é oficialmente registrada no IBEF SP fornecendo-lhe validação do mercado e incrementando o desenvolvimento de sua carreira profissional.

O processo de certificação é sustentado por um quadro de competências baseado em MBAs das melhores escolas de negócios do Brasil e pela avaliação de um grupo seleto de executivos de finanças. Assim as certificações CFO (BR)® só são concedidas aos membros que possam demonstrar que atingiram critérios de avaliação específicos.

Como se Certificar

1) Quais os pré-requisitos para obter a Certificação CFO (BR) por experiência?
Os pré-requisitos podem ser encontrados na sessão 1. Requisitos e obrigações para certificação por experiência. do Edital,, os quais destacamos aqui como principais, que são: .O candidato deverá comprovar exercício profissional de pelo menos 5 (cinco) anos consecutivos como executivo de finanças em empresas ou instituições com receita líquida anual superior a R$ 100 milhões.

2) Quanto tempo a certificação tem validade?
A certificação CFO (BR) tem validade por 2 anos, e poderá ser renovada mediante cumprimento mínimo de Educação Continuada e pagamento de uma taxa de renovação..

3) Como funciona a banca examinadora da certificação em questão?
A Banca examinadora terá o prazo de 45 dias úteis para avaliar o candidato sobre os requisitos listados no edital de inscrição. A mesma será composta por quatro membros do Conselho e da Diretoria do Instituto Executivo Brasileiro de Finanças (IBEF).

4) Como é o fluxo de entrega de documentações para comprovação mínima exigida para questão de experiência do candidato?
Na inscrição da certificação CFO (BR), você terá que realizar o cadastro e partir dos próximos passos, será solicitado que o mesmo envia as documentações obrigatórias. Para isso, você terá que fazer up-load via plataforma site do campo de inscrição. Após exame da documentação será encaminhada para banca examinadora.
5) Caso o candidato não esteja mais na empresa que ocupou a posição de CFO (BR), e eventualmente a empresa for adquirida ou fechada, como o mesmo poderá comprovar seu período de experiência como CFO?
Neste caso, o candidato deverá inserir nas documentações obrigatórias, alguma declaração ou documento, cujo o mesmo, tenha valor trabalhista e apresenta-se a razão social da empresa. Como por exemplo: rescisão contratual, carteira de trabalho, atas de eleição e destituição da diretoria, contrato entre outros.

6) O candidato que tem experiência como CFO fora do Brasil, como será considerado pela banca examinadora tal período de tempo?
Este período será considerado de forma semelhante a experiências nacionais. .

7) Como será a realização da entrevista do candidato com a banca, que não estiver fácil acesso ao Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças?
Para candidatos que não residirem nas proximidades do Instituto, a realização da entrevista com a Banca Examinadora, será via plataforma on-line.

8) A quem se dirige uma certificação CFO (BR)?
A certificação CFO (BR) registrada pelo Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças, tem o cunho de certificar o profissional por experiência na área de finanças. Neste caso, o candidato certificado poderá colocar em seu cartão de visita, resumo, assinatura que é certificado pelo programa de certificação CFO (BR).

9) Existe um valor de anuidade da certificação CFO (BR)?
O programa de certificação CFO (BR)® tem validade de 2 (dois) anos. Para a renovação do certificado deverá ser pagar a taxa de manutenção do certificado, conforme apresentado no documento do Edital.

O certificado CFO (BR) terá uma anuidade que corresponde de R$ / .

10) Como funciona a Educação Continuada?
Os CFO’s (BR) Certificados, comprometem-se junto ao IBEF cumprir 20 créditos em eventos de educação continuada ao longo de dois (2) anos a contar do prazo da ativação de sua certificação. Para mais detalhes, bem como a relação das instituições parceiras encontram-se na área de Educação Continuada.

11) Com relação a foto que deve ser encaminhada, qual a especificação da mesma?
A foto em que apresenta como um dos documentos obrigatórios, deve ser enviada como perfil do candidato, seguindo as seguintes especificações:
A imagem terá que ter um fundo neutro;
As imagens devem ter tamanho mínimo (ideal) de 1200 x 627 pixels ou proporção 1,91:1;
A largura mínima de qualquer imagem é de 200 pixels;
Se a largura da imagem for inferior a 200 px, ela não será exibida em um formato de imagem maior. Em vez disso, ela aparecerá como miniatura no lado esquerdo da publicação;

Formato JPG ou PNG;
Imagens em dispositivos móveis não serão cortadas. Imagens com outras proporções aparecerão plenamente, com preenchimento sutil em branco; e
O limite de tamanho para um upload é 5 MB.

Faça seu cadastro

O candidato deverá comprovar exercício profissional de pelo menos 5 (cinco) anos consecutivos como executivo de finanças

Entrevista com a Banca

A Banca examinadora ser será composta por quatro membros do Conselho e da Diretoria do Instituto Executivo Brasileiro de Finanças

Certifique-se por Experiência

A Banca examinadora terá o prazo de 45 dias úteis para avaliar o candidato sobre os requisitos listados no edital de inscrição

empresas mantenedoras

membros corporativos