Isabel Carneiro e Francisco Tomaz Kencis vencem o Prêmio Revelação em Finanças 2018

Isabel Carneiro e Francisco Tomaz Kencis foram os vencedores da 15ª edição do Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG. O anúncio foi feito no almoço de premiação realizado nesta terça-feira (30), no hotel Hilton Morumbi. O evento contou ainda palestra da CEO da SAP Brasil, Cristina Palmaka.

A dupla conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Como aperfeiçoar a estratégia de lucratividade dos clientes”. Isabel é sales finance and strategic revenue manager na Mars Pet Nutrition, onde iniciou em 2013 como trainee na cadeia de suprimentos. Já Kencis atua como treasury manager na companhia, mas já passou por revenue management e foi coordenador de trade finance.

“É muito gratificante estar aqui nesse momento. Gostaria de agradecer a todos do IBEF-SP, ao (CFO) Gabriel Avelar por ter nos incentivado e apoiado a inscrever um projeto e a participar. Também agradeço o apoio da minha esposa e minha mãe aqui presentes, e todo nosso time que fez com que tudo isso fosse possível”, afirmou Kencis. Já Isabel incentivou outros profissionais a incluírem este conhecimento à carreira. “Esta foi uma experiência incrível. Agradeço a todos os patrocinadores do prêmio, ao IBEF-SP. E recomendo que todos os grupos de finanças façam parte disso”.

Os profissionais receberam o troféu “Revelação em Finanças”, criado pelo artista plástico Osni Branco, também foram premiados com R$ 15 mil em dinheiro, associação gratuita ao IBEF-SP por um ano (ou isenção da contribuição por oito meses). Também ganharam uma bolsa de estudos para o curso em São Paulo do MBA Executivo em Finanças Saint Paul | New York Institute of Finance, e cortesias para participarem do 35° Encontro Socioesportivo, dentre outros benefícios.

Incentivo ao talento – O CFO da Mars Pet Nutrition Brazil, Gabriel Avelar, representou a companhia ao receber o prêmio “Incentivo ao Talento a Jovens Executivos em Finanças”, concedido à organização em que os vencedores atuam. “Para nós, a única missão e objetivo possíveis é de incentivo. O papel de todo o CFO é estimular os talentos e o espírito empreendedor dentro das empresas. Para que, assim, todos possam colher os frutos de boas ideias, como os que este projeto trouxe para a equipe e a empresa”.

“Ver os nossos profissionais ganhar esse prêmio é motivo de orgulho”, afirmou. O executivo mencionou ainda a mudança no papel de finanças que tem se transformado cada vez mais para impactar a estratégia da empresa, apoiado por um trabalho técnico de qualidade, auxiliando a geração de negócios, insights e novas parcerias.

Menções honrosas – Os finalistas homenageados com menções honrosas foram Suzane de Souza, da empresa Walmart.com, com o trabalho “Ajudando a empresa a navegar no complicado ecossistema tributário brasileiro: arrancada para a transformação digital”, e Diego Lyra, da empresa Odontoprev, autor de “Um olhar estratégia para a carteira do cliente – Projeção do prazo médio por regressão linear”.

Tecnologia é a chave – Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil, foi a palestrante convidada para esta edição do evento. Ela iniciou sua fala com uma mensagem de que a tecnologia tem o papel de transformar a maneira de fazer negócios, independente do setor de atuação da companhia.

Desde 2013 na presidência da SAP, a executiva atua no setor de TI há mais de 30 anos e é reconhecida pela abordagem estratégica para liderar empresas que buscam resultados inovadores e com foco em negócios. “Porque temos inovação em todas as indústrias. É importante então se preparar para a transformação (digital) que passaremos, a fim de trazer o melhor para os negócios”.

A executiva destacou que o CFO tem papel protagonista nessa mudança de paradigma. “Já temos ferramentas disponíveis para permitir esse suporte estratégico, para que os executivos possam alocar menos tempo em atividades transacionais e operacionais e utilizar mais tempo para a tomada de decisão estratégica”.

Há 15 anos valorizando jovens talentos

Nesta edição, o Prêmio Revelação em Finanças IBEF-SP/KPMG recebeu a inscrição de 34 trabalhos, enviados por 25 empresa. “É muito importante para nós realizar esta 15ª edição do Prêmio, que representa um grande reconhecimento e valorização destes jovens”, destaca Serafim de Abreu, vice-presidente da Diretoria Executiva do IBEF-SP e CFO da IBM Brasil, ao saudar os mais de 130 profissionais presentes. O executivo aproveitou para agradecer o patrocínio da KPMG e o apoio da Saint Paul Escola de Negócios e do Estadão.

“Há 15 anos tentamos mostrar por meio de relatos práticos o que a área financeira pode agregar”, disse Luiz Roberto Calado, chairman da premiação, destacando todos que ajudaram a construir essa iniciativa, incluindo os mais de 30 executivos que participaram da Banca Examinadora.

“Passamos por várias revoluções e a inovação se vê em todo lugar. Mas, aqui, lidamos com talento e com a coragem de ter a ideia, promover a ruptura dentro da empresa, mostrar o benefício e fazer com que isso se torne realidade em benefício de todos”, acrescentou Luis Carlos Cerresi, coordenador do Prêmio.

“É uma honra estar aqui e fazer parte desta jornada¨, declara Charles Kriek, presidente da KPMG Brasil, empresa patrocinadora da premiação desde o seu início. “O incentivo dos CFOs e das empresas é essencial para isso acontecer (reconhecer os jovens talentos). Então gostaria de parabenizar todas as empresas envolvidas por permitirem que os seus profissionais participem desta iniciativa”, declara Charles Kriek, presidente da KPMG.

Deixe um comentário