Associados aprovam mudanças no Estatuto Social do IBEF SP

dezembro 2, 2015 8:56 pm Publicado por

Reunidos em assembleia geral extraordinária (AGE), realizada em 30 de novembro, os associados aprovaram pequenas alterações no Estatuto Social do IBEF SP. As mudanças visam à adequação do modelo atual aos parâmetros utilizados pelo IBEF Nacional.

As determinações partiram do Conselho Diretor Nacional do IBEF e serão aplicadas em todas as seccionais no Brasil, conforme acordo de cooperação estabelecido, explicou Henrique Luz, presidente do Conselho de Administração do IBEF SP e responsável por presidir a reunião. O secretário da AGE foi o associado Sergio Cleto.

Administração e governança – Na prática, as adaptações dizem respeito à padronização de estruturas e nomenclaturas na parte administrativa, esclareceu Mário Mafra, vice-presidente da Diretoria Executiva responsável por encaminhar a revisão do texto estatutário. Por exemplo, o cargo de diretor-executivo passará a ser nomeado como secretário-geral.

As adequações também se relacionam à parte de governança. Abriu-se possibilidades para que as seccionais que não tinham em seus estatutos a previsão de criação de um conselho fiscal e consultivo – prática já adotada a alguns anos pelo IBEF SP – passem a tê-los.

Comitê de Ética – A nova versão do Estatuto também prevê a criação de um Comitê de Ética para apurar e analisar situações especiais relacionadas à conduta de membros do quadro associativo. A deliberação sobre esses casos será feita pelo Conselho de Administração, apoiado no parecer do Comitê de Ética. Outro fato novo é que futuras mudanças no Estatuto passarão a depender de parecer prévio do Conselho Consultivo.

Demonstrações financeiras – Outra alteração importante foi o prazo para apresentação das demonstrações financeiras do Instituto. O prazo passará a ser até o dia 30 de abril de cada ano, alinhando-se, desta forma, às boas práticas previstas na Lei das S/A, acrescentou Mário Mafra, responsável pela vice-presidência de Finanças do Instituto.

ACESSE A NOVA VERSÃO DO ESTATUTO SOCIAL DO IBEF SP AQUI

Próximos passos

Em função da reforma do Estatuto Social, aprovada por unanimidade da assembleia, o IBEF SP terá 180 dias para apresentar aos associados o novo regulamento interno. Será produzido também o manual de compliance e governança do Instituto.

“Após aprovados, os estatutos de todos os IBEFs regionais serão encaminhados ao IBEF Nacional. Assim, tem-se a garantia de que todos os IBEFS no Brasil são pautados por um corpo elementar único”, completou Mafra.

Ao final da assembleia, Henrique Luz agradeceu a todos que contribuíram no processo de revisão do Estatuto Social do IBEF SP, dentre esses presentes no local: Mário Mafra, Antonio Sergio de Almeida, Sergio Cleto e Wagner Mar.

O presidente do Conselho de Administração também dedicou palavras de apreciação ao trabalho que vem sendo realizado pelos membros da Diretoria Executiva, presidida por José Cláudio Securato. Em seguida, comentou com os associados presentes sobre as principais iniciativas concretizadas neste ano, como a criação do programa de mantenedores, que dará mais sustentabilidade financeira ao Instituto, a entrada de novos patrocinadores e grandes eventos de 2016 que já estão sendo operacionalizados, como o Encontro Socioesportivo.

“Estamos em um bom ano. O planejamento estratégico aprovado pelo Conselho tem metas agressivas para os próximos cinco anos para que possamos buscar novas fontes de crescimento em equilíbrio com a preservação da qualidade do nosso quadro associativo”, concluiu.