Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

A diversidade dentro do escritório nos faz crescer, afirma diretora-geral do Twitter Brasil

Foi com uma conversa sincera, bem-humorada e inspiradora que Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter Brasil, surpreendeu as participantes do IBEF Mulher, nesta quarta-feira (5). Diferente de uma postura dura e séria, que muitos ainda esperam de uma CEO, ela trouxe leveza ao falar sobre sua trajetória profissional e as ações da rede social em favor da diversidade na empresa.

“Falar para mulheres virou quase uma questão de responsabilidade social”, declarou Fiamma.

Diversidade e inclusão geram times de alta performance, destacou Fiamma Zarife

A executiva contou que se sente bastante tocada cada vez que escuta histórias de preconceito contra mulheres no mundo corporativo. Recentemente, chegou a ouvir depoimentos de mães que precisaram esconder em processos seletivos o fato de cuidarem sozinhas dos filhos.

Com mais de 20 anos de experiência nos setores de telecomunicações, finanças, petrolífero e tecnologia, hoje Fiamma quer ajudar mulheres a terem mais autoconfiança na vida profissional e mostrar que elas podem ser tudo o que desejam.

Motivações –  Trabalhar com o que gosta sempre foi indispensável na vida da executiva. “Eu nunca saí de casa com a sensação de que estava indo trabalhar. Nasci para ser feliz”, conclui. Segunda ela, foi isso que lhe fez alcançar tantas conquistas, já que nunca teve o hábito de almejar cargos específicos, como o de CEO.

“Sempre quis fazer algo que impactasse e influenciasse as pessoas. Os cargos começaram a surgir como consequência. Como eu fazia o que eu amava, acabava fazendo coisas diferentes e dando resultados”, explicou.

Outro aspecto que motiva Fiamma é a troca de experiências, algo que pode vivenciar diariamente dentro do Twitter. “Gosto de ver diferentes pontos de vista e ampliar a minha visão de mundo. Preciso estar aprendendo constantemente”.

Um dos valores do Twitter é “comunicar sem medo para ganhar confiança”, disse a executiva

Essencial na trajetória – A executiva  listou os principais elementos que lhe ajudaram a subir na carreira: consciência, humildade, dedicação e capacitação.

Quando fala em consciência, Fiamma diz respeito ao sentimento constante de cobrança interna, algo inerente à sua personalidade e que passou a controlar com o passar do tempo. “Almejar a perfeição é o remédio certo pra decepção, depressão, ansiedade. Comecei a ter muita consciência de que eu precisava me importar com aquilo que realmente interessava”.

Já a humildade, ela acredita ser importante para aprender, sobretudo com grupos diferentes do seu networking habitual. No Twitter, participa de um processo de mentoria reversa, junto a dois funcionários de 22 anos, com os quais tem reuniões mensais e questiona, por exemplo, no que pode melhorar como gestora. “A gente precisa estar sempre vislumbrando novos cenários, principalmente com os jovens”.

A capacidade de criar redes, de acordo com Fiamma, é algo essencial para realizar um bom trabalho. “Eu preciso estar com gente que faz cinema e que produz conteúdo, por exemplo. Não só focada nas marcas e agências com as quais tenho contato, mas na diversidade”, declarou a executiva, que tira grande proveito da convivência com a filha de 13 anos.

Twitter – Na segunda parte da palestra, Fiamma Zarife apresentou o que o Twitter vem realizando na área de diversidade e inclusão, a fim de criar um ambiente mais igualitário na empresa.

“A missão é vivida no dia a dia e nós temos que fazê-la valer na forma como as decisões e os conflitos são tratados. Um dos valores do Twitter é ‘comunicar sem medo para ganhar confiança’. Lá, as pessoas falam com muita honestidade, sem barreiras”, afirmou a diretora-geral.

Fiamma: “Sempre quis fazer algo que impactasse e influenciasse as pessoas. Os cargos começaram a surgir como consequência”

A diversidade não é uma alternativa na multinacional, mas um ativo fundamental. “Eu preciso ter diversidade dentro do escritório, para que a gente possa ver diferentes pontos de vista e crescer com isso. Uma das consequências são times de alta performance, pois a troca é grande, as decisões são muito discutidas e, sem dúvida, nós saímos com melhores resultados”, apontou.

Em 2015, o Twitter possuía, no mundo todo, 22% de mulheres em cargos de liderança. Hoje, esse percentual aumentou para 30%, um ganho importante para a companhia.

Entre as iniciativas internas, a empresa contratou uma VP para cuidar exclusivamente da área de Inclusão e Diversidade, criou um serviço de entrega de leite materno de funcionárias que estejam viajando a trabalho, além de implantar a licença parental de 20 semanas independente do gênero do funcionário – o que inclui casais do mesmo sexo e casos de adoção.

Equilíbrio sempre – Mãe de dois filhos, a pergunta que Fiamma mais escuta hoje é como consegue conciliar a vida profissional e pessoal, assumindo tantos papéis ao mesmo tempo. Ela responde que não dá conta de tudo, mas que busca equilíbrio e leveza para lidar com as responsabilidades. Hoje, aprendeu praticar hábitos que considera essenciais antes de iniciar qualquer tarefa no dia: meditar, agradecer, orar e praticar exercícios.

Participantes do evento

 

 

 

 

 

 

(Reportagem: Liana Sampaio)

Compartilhe:

Deixe um comentário