IBEF Jovem faz balanço do ano e prepara novidades para 2017

novembro 24, 2016 8:38 am Publicado por

Conjuntura econômica global, a revolução das fintechs no mundo dos negócios, dicas de carreira com CFOs experientes e histórias inspiradoras de empreendedorismo. Estes são apenas alguns dos temas abordados em mais de uma dezena de eventos realizados pelo IBEF Jovem neste ano.

O vibrante núcleo do IBEF SP, formado por executivos de até 35 anos de idade, encerrará o ano com cerca de 130 integrantes – o triplo do que registrava no início do ano anterior – e saltou de um cenário de dois eventos por ano para mais de 15 eventos realizados.

José Vinicius de Oliveira Alves, líder do IBEF Jovem

“Para fomentar o IBEF Jovem, nossos membros tiveram que sair de suas cadeiras de finanças e desenvolver outras habilidades, como marketing, relacionamento e até mesmo comercial. O Instituto nos desafiou a sair da nossa zona de conforto”, conta José Vinicius de Oliveira Alves, vice-presidente do IBEF SP responsável por liderar o núcleo desde março de 2015.

Um grande time – Para concretizar tantas realizações em tão pouco tempo, o IBEF Jovem distribuiu suas atividades em pastas que contam com suas respectivas lideranças: Ações Sociais, liderada por Rodrigo Januário e Ezequiel Silva; Carreira, Desenvolvimento e Empregabilidade, liderada por Eduardo Meira; e Inovação e Fintech, sob a liderança de Gustavo Brazzalotto e Rodrigo Dantas.

Para o próximo ano, o grupo planeja realizar mais eventos sobre temas como empreendedorismo, startups, finanças pessoais, empregabilidade e carreira. Pretende ainda consolidar as parcerias com instituições de ensino, e dar continuidade ao programa de mentoring e às ações sociais.

“Queremos também tornar o IBEF Jovem mais representativo junto às autoridades públicas, promovendo encontros com várias lideranças”, completa Alves.

Mentoring foi um dos destaques de 2016

Aprendizados com CFOs – O programa de mentoring foi uma das grandes novidades do IBEF Jovem em 2016. Por meio do programa, gratuito para associados, jovens executivos tiveram a oportunidade de receber orientações e esclarecer dúvidas de carreira pessoalmente com CFOs renomados, como Clóvis Poggetti Jr. (Cielo), José Roberto Beraldo (Latam), Rogério Menezes (Smurfit Kappa) e Simone Borsato (Elektro).

Até o final do ano, o grupo realizará um encontro de mentoring especial com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 29 de novembro, e com o líder de finanças da Amazon no Brasil, Marcelo Giugliano, em dezembro.

Para 2017, o objetivo do IBEF Jovem é realizar 12 encontros de mentoria, um a cada mês. A agenda começa em janeiro, com um encontro com Luis Carlos Cerresi, CFO do Walmart.com.

Parcerias com instituições de ensino – Os membros do IBEF Jovem desfrutam hoje de descontos em cursos de pós-graduação de renomadas instituições de ensino, como Saint Paul Escola de Negócios, FIA e FGV.

No próximo ano, o núcleo consolidará e expandirá essas parcerias. A mais nova será com a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) que sorteará uma bolsa de mestrado para os membros do IBEF Jovem que participaram do programa de mentoring. Outra novidade é a parceria com a Manchester Business School – que oferecerá aos associados descontos para cursar o MBA global da entidade, além de participação gratuita em seminários internacionais.

Núcleo realizou mais de 15 eventos no ano

Divulgação de vagas de trabalho – O núcleo também está formando parcerias com empresas de recrutamento, com objetivo de divulgar vagas para os associados. Esta iniciativa já começou no grupo do Whatsapp do IBEF Jovem, que hoje conta com 85 integrantes, e se tornará recorrente no próximo ano, com um grupo criado especialmente para isto no LinkedIn.

O IBEF Jovem pretende criar ainda uma pasta institucional com foco em Conteúdo, que terá o objetivo de difundir artigos voltados a temas de carreira.

Ações sociais – O núcleo promoveu duas campanhas de doação de sangue em 2016 e, para o próximo ano, a ideia é manter estas ações no calendário e agregar outras, como campanhas de doação de alimentos, livros e agasalhos.

Até o final deste ano, o IBEF Jovem realizará ainda uma campanha solidária de Natal, com foco em crianças carentes.

“Agradecemos o apoio da equipe do IBEF SP, do presidente José Cláudio Securato, dos membros da Diretoria Executiva, que nos ajudaram a tornar tudo isso possível”, destaca José Vinicius de Oliveira Alves. “Também faço um agradecimento especial para nossa coordenadora de eventos Anna Mantovani pelo suporte que tem dado às ações do IBEF Jovem”, completa o líder.

As várias iniciativas do núcleo estão à disposição dos associados interessados em participar e contribuir, reforça o líder.

Para obter mais informações sobre como fazer parte do IBEF Jovem, basta entrar em contato com Anna Mantovani, pelo e-mail: anna.mantovani@ibefsp.com.br

(Reportagem: Débora Soares / Foto: Mario Palhares / IBEF SP)