Getting your Trinity Audio player ready...
|
“Os Efeitos da Atual Política de Juros no Mercado de Seguros e Previdência” foi o tema da mesa redonda que a Escola realizou na tarde do dia 31 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, com a presença de cerca de 100 pessoas.
O diretor de Ensino Superior e Pesquisa da Escola, Claudio Contador, abriu o evento fazendo uma introdução a assuntos como reservas do setor em 2011, composição dos juros e taxa de juros oficial da Selic.
Em seguida, o assessor da Diretoria Executiva da Escola, Lauro Faria, apresentou o trabalho “Juros e Mercado de Seguros”. O estudo traz detalhes sobre o desempenho de companhias seguradoras, comparando as especializadas em Seguros de Pessoas com as que não operam nessa modalidade.
O vice-presidente do IBEF-SP, Luiz Roberto Calado, explanou sobre “O Mercado Financeiro e a Política de Juros mais baixos”. Dividida em três tópicos – Finanças, Avanços e Futuro – a palestra abordou questões como teoria econômica e financeira, crédito bancário, taxas de juros e desemprego.
Já o economista do IPEA, Marcelo Caetano, falou sobre “Taxa de Juros e Benefícios Previdenciários”. Diferenças de impactos nas previdências aberta e fechada, valor atuarial da aposentadoria e uma análise da queda de juros foram alguns dos temas abordados pelo executivo.
Completou a programação a palestra “A previdência fechada no novo ambiente”, de Wilma Gomes Torres (coordenadora da Previc). O evento foi encerrado com debates mediados por Claudio Contador.
As apresentações de Claudio Contador, Lauro Faria e Marcelo Caetano estão disponíveis no www.funenseg.org.br, no link Eventos, opção Downloads.
Fonte: Escola Nacional de Seguros