Getting your Trinity Audio player ready...
|
Daniel Levy é eleito “O Equilibrista” de 2014 por votação direta dos associados
Fotos: Guto Marques e Sabrina Eder
O troféu “O Equilibrista”, esculpido pelo artista Osni Branco, tornou-se um símbolo para a comunidade de finanças. Criado há três décadas, tornou-se a mais desejada láurea para executivos financeiros do Brasil. Ano após ano, reconheceu os profissionais que se destacaram por criar oportunidades para suas organizações mesmo quando o País vivia os cenários mais adversos de sua história econômica.
2014 também não foi um ano fácil. Mesmo assim, não deixou de revelar o brilho de talentos que conseguiram contrabalançar os desafios externos com liderança, eficiência e inovação.
A cerimônia que consagrou o CFO do Ano e os Destaques IBEF SP de 2014 foi realizada na noite da última sexta-feira (05/12), no hotel Unique. O evento contou mais uma vez com o patrocínio de longa data do Bradesco Corporate e da IBM Brasil, e também da Omint, que se tornou parceira da premiação neste ano. Apoiaram o evento: BMW, Estadão e PwC.
Destaques IBEF SP
O prêmio Destaques IBEF SP foi criado para contemplar pessoas de índole indiscutível, líderes e empreendedores que são, acima de tudo, grandes exemplos para a sociedade brasileira.
Três grandes nomes foram homenageados nesta edição: Alain Belda, CEO da Warburg Pincus; Octavio de Barros, economista-chefe do Bradesco; e Rômulo Dias, CEO da Cielo.
a
a
a
a
“Fico muito agradecido pela homenagem. Foi um grande trabalho durante anos e é com felicidade que chego aqui como resultado desse esforço”, afirmou Alain Belda, que já liderou mundialmente o Grupo Alcoa (no qual trabalhou por mais de 40 anos), e hoje é presidente da gestora de private equity, Warburg Pincus.
a
a
a
a
Em tom bem-humorado, Octavio de Barros, aproveitou a oportunidade para transmitir uma mensagem “sintética” sobre o cenário econômico para o próximo ano: “O crescimento do PIB brasileiro, em 2015, será ‘meio bom’”. Após uma breve explanação sobre as perspectivas para o próximo ano, o economista-chefe do Bradesco fez seus agradecimentos.
a
a
a
“Gostaria de agradecer aos amigos que me dão a honra e o privilégio de receber este prêmio. Espero que continuemos a manter cada vez mais sólida esta associação que cumpre um belíssimo papel na nossa sociedade, estimulando discussões de altíssimo nível entre os executivos de finanças de São Paulo e do Brasil”.
a
a
a
a
a
aa
O diretor-presidente da Cielo, Rômulo Dias, também saudou o Instituto após receber a homenagem. “Agradeço pela tão distinta honra de uma organização tão respeitada como o IBEF. Muito, muito obrigado”, afirmou o CEO da empresa líder em soluções transacionais e serviços de rede.
a
a
a
Processo decisório
José Claudio Securato, presidente da Diretoria Executiva do IBEF SP, destacou que o processo de escolha dos finalistas é bastante complexo e torna o prêmio cada vez mais competitivo.
As cinco etapas abrangem desde a indicação livre dos associados; uma extensa pesquisa realizada pela Diretoria Executiva junto ao mercado (bancos de investimento, bancos de atacado, firmas de auditoria e consultoria, empresas de recrutamento e mídia especializada na área econômica e financeira); análise de currículos e realizações pela Diretoria e Conselho de Administração; e, por fim, a votação direta dos associados.
a
a
a
a
“Como tradicionalmente acontece, excelentes nomes chegaram aos finalistas: Guilherme Cavalcanti, CFO da Fibria, e André Covre, CFO do Grupo Ultra, engrandecem o nosso prêmio. Parabéns a ambos serem um dos melhores CFOs do Brasil. Por fim, quero fazer um agradecimento e parabenizar o CFO do Ano, “O Equilibrista” de 2014, Daniel Levy”, completou Securato.
a
a
a
Keyler Carvalho Rocha, vice-presidente do Conselho de Administração do IBEF SP, ressaltou que os três candidatos eram bem qualificados, fato que valoriza o ganhador sem desmerecer os finalistas.
a
a
a
“A votação é feita pelos associados. Então, o CFO do Ano é alguém que, além de ter um excelente currículo e realizações notórias, possui um bom relacionamento com os associados”, comentou Rocha, que foi o segundo Equilibrista eleito na história do Instituto.
a
a
a
“O Equilibrista”
O vice-presidente de Finanças e Gestão da TAM S. A. recebeu o troféu “O Equilibrista” das mãos do CEO da organização, Marco Bologna.
“O Grupo LATAM possui quatro valores que definem o perfil das pessoas que trabalham conosco: segurança, excelência, trabalhar em equipe e gostar do cliente. Dentro desses quatro valores, o Daniel é um excelente profissional, é algo que está na característica dele, na formação e no seu currículo”, elogiou o presidente da holding.
Durante seu discurso de agradecimento, Daniel Levy destacou três características marcantes que o CFO deve possuir: excelência, resiliência e integridade. Segundo Levy, excelência é se cercar de pessoas melhores que si mesmo. Resiliência é a habilidade que se tem de enfrentar as dificuldades e seguir em frente.
a
a
a
a
“Nós estamos preparados para 2015. E não apenas para 2015; estamos preparados para retomar crescimento em 2015, 2016, 2017… Por que nós somos resilientes. E aí me refiro à nossa confraria, nossa irmandade de CFOs”, completou o vice-presidente do IBEF SP.
a
a
a
a
Levy reforçou também a importância da integridade. “Vivemos uma crise enorme de ética no país, mas nossa força e capacidade devem se valer contra isso”. Daniel agradeceu a todos os executivos que o apoiaram durante as transformações de sua carreira, as lideranças e o time de finanças da TAM S.A.
Muito emocionado, citou seus familiares e dedicou o prêmio à esposa e à filha.
“Eu não poderia deixar de dedicar este prêmio a duas mulheres que sabem que eu não mereço isso; elas sabem quem eu sou e que eu tenho falhas. Elas fazem a vida, essa jornada, valer a pena: minha filha e minha esposa.
Amo vocês com o todo o meu coração.”