Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante pronunciamento, lideranças comentaram situação preocupante do país
O novo Corpo Diretivo do IBEF SP foi empossado nesta quinta-feira (05), em almoço realizado no Hotel Hilton Morumbi. A cerimônia de posse foi rápida e contou com os pronunciamentos de Henrique Luz, presidente do Conselho de Administração, e José Cláudio Securato, presidente da Diretoria Executiva. Ambos foram reconduzidos aos cargos na nova gestão.
O Corpo Diretivo da gestão 2013-2015 foi homenageado nesta transição simbólica. Todos seus membros foram convidados a subir ao palco e receberam placas em reconhecimento a sua dedicação.
Henrique Luz destinou suas primeiras palavras aos líderes e membros do Corpo Diretivo da gestão anterior, em agradecimento pelo trabalho realizado. Luz também saudou o presidente do Conselho de Administração do IBEF ES, Sérgio Sotelino, e o presidente da Swiss Re (nova empresa mantenedora do Instituto), João Pinheiro Batista, que prestigiaram o evento.
Quadro socioeconômico preocupante
O presidente do Conselho aproveitou a ocasião para fazer alguns comentários em relação à situação do país. Resgatando as palavras do seu primeiro discurso de posse, ele fez um comparativo com o cenário atual.
Naquela ocasião, Henrique Luz destacou como aspectos positivos a notoriedade internacional alcançada pelo Brasil, a inserção de 45 milhões de novos consumidores, a internacionalização das empresas brasileiras, e a melhoria das taxas de juros e acesso ao microcrédito, entre outros.
Em contraponto, citou os fatores inibidores do crescimento: déficit fiscal, complexidade do sistema tributário, aumento dos custos trabalhistas, escalada da violência urbana e queda acentuada da qualidade da educação.
“Dois anos se passaram e parece que perdemos quase todos os atributos positivos, de que tanto nos orgulhávamos naquele momento, e pior: agravamos todos os fatores negativos. Além dos mencionados, temos crescimento da inflação, aumento significativo da taxa de juros, déficit fiscal em níveis inaceitáveis e outros”.
Henrique Luz acrescentou a instabilidade política em grau muito potencializado no novo Governo, sem força sustentável no Congresso.
a
a
a
“Como conclusão, não é que lamentemos o crescimento pífio que tínhamos, estamos falando agora de retração econômica”.
Henrique Luz
a
Missão do IBEF SP
Apesar do cenário diverso em que o país se encontra, Henrique Luz destacou que o IBEF segue trajetória de crescimento. É uma entidade que busca o fortalecimento do networking de executivos de finanças, CFOs e CEOs (que foram CFOs), para que debatam os grandes desafios postos pelo país.
Ele acrescentou que o IBEF é reconhecido há 40 anos como uma instituição que favorece o crescimento individual por meio da formação técnica e da atualização.
“Este será o grande desafio da gestão para este biênio: inovar na criação de novas respostas para os nossos associados em um mundo que atravessa desafios cada vez mais frequentes e impactantes, disruptivos”.
Desafios para o próximo biênio
Henrique Luz questionou os efeitos que as grandes alterações no ambiente tecnológico, em uma era de maior mobilidade e conexão digital, terão para o executivo de finanças. Além disso, terão que aprender a lidar com uma gigantesca variedade de informações internas e dados não estruturados, em meio a uma grande mudança no perfil do consumidor.
“Isso tudo sem perder de vista os desafios que a própria economia já nos traz, como mencionei, e que muitos deles estão justamente no escopo de responsabilidade do CFO”.
Por fim, Luz agradeceu a todos os associados pela renovação de confiança por meio do voto e aos membros do Conselho de Administração pela recondução à presidência.
“Quero também agradecer, como presidente do Conselho, ao José Cláudio Securato por ter aceito liderar a Diretoria Executiva por mais um biênio e a todos os seus integrantes. Desejo a vocês sucesso neste novo biênio, neste IBEF que tanto amamos”.
Diretoria Executiva
José Cláudio Securato também dedicou a primeira parte de seu discurso para agradecer ao grupo que se dedica a fazer um IBEF melhor. Congratulou os líderes dos Conselhos pelo apoio incondicional e saudável ambiente de governança; agradeceu aos membros da Diretoria e fez uma distinção a Marco Castro, 1º vice-presidente, pelo apoio na tomada de decisão. Reconheceu também os membros da Diretoria Vogal e os líderes do IBEF Jovem, IBEF Mulher e IBEF Global.
Securato agradeceu ao novo Conselho de Administração pelo voto de confiança. Também fez um agradecimento especial aos novos membros da Diretoria Executiva, por terem aceito o convite e, em seguida, citou o nome de cada um. Veja a relação dos novos membros do Corpo Diretivo aqui.
a
a
“Metade desses nomes são recondução e a outra metade são membros da Diretoria Vogal que passam a fazer parte da Diretoria Executiva. Todos são pessoas que já contribuíram muito com o IBEF, tenho certeza de que têm ainda muito a fazer”.
José Claudio Securato
a
a
O presidente também congratulou Mario Pierri e o staff do IBEF SP, “vocês são incansáveis, obrigado pelo apoio sempre”.
Papel estratégico para o país
Encerrados os agradecimentos, Securato destacou o apoio estratégico que o executivo de finanças tem para o país, principalmente em um momento tão complexo e crucial como o presente.
A crise política, econômica e de confiança transbordou a esfera macro e passa a ter efeitos no âmbito microeconômico e nos setores fundamentais para a economia, ressaltou Securato.
“Lembro que o IBEF SP, por meio de seus associados, representa cerca de 20% desses setores, 20% da economia brasileira. Por isso, o IBEF SP continuará a contribuir para o país como faz há mais de 40 anos, com críticas construtivas, apartidárias, e com o foco de ajudar o Brasil a tomar o caminho para o crescimento econômico sustentável”.
O presidente disse aos associados que esperem do IBEF uma voz ainda mais forte e contributiva, uma vez que esta é uma das mais importantes e representativas instituições do país.
“Novamente, destaco a honra de presidir o IBEF SP e sua Diretoria Executiva. Reafirmo o compromisso de que eu e toda Diretoria trabalharemos com energia, transparência e ética para evoluir o trabalho que foi feito por todos que passaram aqui antes de nós”.
a
a
Nova mantenedora
A Swiss Re passou a integrar o quadro de mantenedores do Instituto. A empresa atua há três anos no Brasil e é a maior companhia de seguros e resseguros do mundo. O CEO, João Pinheiro Batista, afirmou que o IBEF SP é um importante canal junto ao público de interesse da companhia: executivos com poder de decisão nas áreas de finanças e gestão de riscos.
“Além desse lado pragmático, há outro que prezamos e remete ao princípio de sustentabilidade da nossa empresa: nos associarmos a um instituto que comunga dos mesmos valores e ética que nós. Então, é um bom casamento”, concluiu.
Para visualizar a cobertura completa do evento, clique aqui