Getting your Trinity Audio player ready...
|
O vice-presidente de Finanças da TAM é o segundo mentor convidado do programa do IBEF Jovem
Qual é a sua marca profissional? O convite para essa reflexão, feito por José Roberto Beraldo, ressonou entre os participantes do programa de mentoring do IBEF Jovem, que teve seu segundo encontro realizado nesta quinta-feira (28).
“Somos valorizados pelo que fazemos, e não pelo cargo. A posição até pode causar uma primeira boa impressão, mas inevitavelmente virá a pergunta: o que você realmente fez de diferente nas empresas por onde passou?”, provocou o mentor.
Para José Roberto Beraldo, que trabalha desde os 19 anos de idade, as melhores oportunidades de aprendizado para um executivo estão nas empresas. Ao contar as etapas de sua própria evolução profissional, distribuída em 35 anos de carreira em organizações nacionais e multinacionais (entre elas: QuimBrasil, Unilever, Pernambucanas, Magnesita, Grupo Contax e, há três meses, a TAM), o CFO compartilhou um grande aprendizado: a bússola da carreira deve ser a intuição e o sentimento de realização pessoal.
“Você precisa saber o que você quer e não sair desse caminho. Descubra o que realmente gosta de fazer na vida e vá fundo. O dinheiro e o reconhecimento virão, porque tudo isso é consequência do que fazemos”, destacou.
Descobrindo a própria marca – Beraldo contou que descobriu sua própria marca pessoal aos 40 anos. Ele havia acabado de encerrar um ciclo profissional na varejista Pernambucanas, e decidiu fazer uma especialização nos Estados Unidos em Gestão Avançada, na escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia.
Naqueles três meses, sozinho em outro país, ele teve a oportunidade de conhecer profissionais inspiradores no curso, e refletir sobre a sua própria vida e valores.
“Foi quando eu percebi que o meu passado tinha um sentido. E eu tinha esse ‘produto’, uma marca profissional com características bem definidas”.
Ele destacou que entre as características de sua própria marca, estão: a paixão pela área administrativa financeira; o prazer de aprender continuamente e estar em ambientes de mudança e transformação; a integridade (que deve ser um valor de vida); a orientação a pessoas e o trabalho em equipe, e orientação a resultado/geração de valor ao negócio.
Além disso, suas escolhas na carreira proporcionaram flexibilidade para transitar entre diferentes setores; resiliência para lidar com ambientes de stress; e sólido conhecimento em auditoria, gestão de caixa, dívida, operações de M&A e reestruturação.
Conselhos para a vida e a carreira – Entre suas recomendações, José Roberto Beraldo destacou quatro pontos:
– Forme sua marca: descubra seus pontos fortes e invista neles;
– Mantenha os seus atributos: não saia daquilo que você gosta e te motiva;
– Preserve os laços com a família e os amigos: importante para o equilíbrio da vida pessoal;
– Pratique esporte: ajuda a manter o pique do dia a dia e a resiliência em situações de stress.
Uma vez que você definiu sua marca, o segundo passo é: comunicar para o mercado. Faça com que as empresas saibam quem você é (e também o que não quer).
“O executivo financeiro deve ser íntegro e cuidadoso. Não faça nenhuma loucura por uma empresa. A integridade é mais do que um valor profissional. Para mim, é um valor de vida”.
José Beraldo encerrou a sessão de mentoring convidando os participantes para um próximo encontro, em três meses, que poderá ser realizado na própria sede da organização.
Importante destacar que além da turma de mentorados do vice-presidente de finanças da TAM, há também outro grupo em andamento no programa, sob a tutela de Rogério Menezes, CFO para Brasil, Argentina e Chile da Smurfit Kappa.
Impressões dos participantes:
“Já tivemos a oportunidade de visitar o José Roberto Beraldo em sua empresa, ocasião em que ele nos recebeu muito bem e aprendemos muito. Agradecemos a ele por aceitar o nosso convite para o programa de mentoring, compartilhando sua rica experiência. Temos certeza de que ele será um grande guia”, destacou José Vinicius de Oliveira Alves, líder do IBEF Jovem.
“Associei-me ao IBEF SP recentemente e gostei bastante dessa troca de experiências com o José Roberto Beraldo, nos orientando sobre a carreira”, dito por Felipe Maia Alves.
“Filiei-me ao Instituto ontem, já com o objetivo de participar. A experiência do programa de mentoring com o José Roberto Beraldo valeu muito a pena!”, dito por Antonio de Souza Sampaio Neto.
“O Instituto possibilita uma rica troca de experiências com outros executivos. O IBEF Mulher, núcleo do qual participo, é um exemplo: depois de tanto tempo juntas, formamos um grupo extremamente forte”, dito por Carla Leal.
“Eu me associei ao Instituto no final de 2015 e já tive retorno. Graças a uma indicação do José Vinicius de Oliveira (líder do IBEF Jovem), consegui a oportunidade de emprego na empresa em que estou hoje”, dito por Rodolpho Moser.
(Reportagem: Débora Soares)