Getting your Trinity Audio player ready...
|
O IBEF SP realizou ontem (09) evento que reuniu o coquetel de novos associados e o report dos resultados de 2016. O formato, iniciado no ano passado, une os propósitos de apresentar o Instituto aos novos membros e, ao mesmo tempo, prestar contas a todo o quadro associativo sobre os resultados do trabalho realizado pelo Corpo Diretivo no último ano.
Na abertura do evento, Rubens Batista Jr., secretário geral do IBEF SP, destacou a importância das empresas mantenedoras que apoiam o Instituto: IBM, KPMG, Michael Page, Omint, PwC, Saint Paul Escola de Negócios, Swiss Re Corporate Solutions. Rubens lembrou que o IBEF SP também criou uma outra categoria para empresas que desejam apoiar a entidade: “membro corporativo”, na qual hoje está a Talenses.
Em seguida, José Cláudio Securato, presidente da Diretoria Executiva do IBEF SP, realizou uma breve apresentação sobre os propósitos do Instituto e as realizações do ano, representando os 16 membros do Corpo Diretivo, executivos que realizam este trabalho pro bono. “Nossas ações são guiadas pelos propósitos fundamentais do IBEF SP: servir aos associados e à comunidade de finanças. Conseguimos cumprir fielmente esses objetivos em 2016”.
Acesse aqui a apresentação com as principais realizações de 2016!
Securato destacou que, mesmo em um ano extremamente difícil, o Instituto obteve 222 novos associados e realizou 37 eventos. Um dos grandes destaques foi a criação de um novo prêmio com foco corporativo. Em seu ano de estreia, o Prêmio Golden Tombstone – que visa laurear a melhor operação financeira do ano – obteve a marca de 48 operações inscritas. O Instituto também preservou sua saúde financeira, fechando o ano superavitário, com R$ 1 milhão de posição de caixa.
Com relação a 2017, Securato informou que o IBEF SP será o anfitrião de dois grandes eventos no ano: o Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef) e o Congresso Mundial da IAFEI, associação que congrega os institutos de executivos de finanças ao redor do mundo. Além disso, o Instituto iniciará o desenvolvimento de uma certificação para executivos de finanças.
A gestão do IBEF SP também se renovará em 2017. O processo se inicia com a eleição de um novo Conselho de Administração, na assembleia dos associados, marcada para o próximo dia 15. O Conselho eleito indicará o presidente da nova composição da Diretoria Executiva. Em 6 de março, o Corpo Diretivo para o biênio 2017/2019 toma posse.
Agradecimentos – O presidente do IBEF SP finalizou sua apresentação agradecendo pelo comprometimento de todas as pessoas que fazem o Instituto acontecer no dia a dia, doando seu ativo mais precioso que é o tempo: membros do staff, Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e Diretoria Vogal. Mas o principal agradecimento foi destinado aos associados: “Vocês são a nossa razão de existir. Tudo que fazemos é para vocês”, concluiu Securato.
A VOZ DOS ASSOCIADOS
“Conheci o IBEF SP por meio do contato com colegas que eram associados. Já fui a alguns eventos e acho que são muito bons para fazer networking e conhecer mais sobre os assuntos que o Instituto se propõe a discutir. É bom manter esse tipo de conexão”, por Marcio De Marco, diretor financeiro para a América Latina da Poyry. Associou-se em agosto de 2016.
“Tenho amigos que já são associados ao IBEF SP e me informaram sobre o Instituto. A oportunidade de ter conversas técnicas, participar de eventos, dividir experiências com pares de finanças e fortalecer o networking motivou a minha filiação”, por Diego Camacho, diretor financeiro da Tishman Speyer. Associou-se em dezembro de 2016.
“Somos fornecedores da Cielo e através de conversas com executivos da companhia tivemos conhecimento sobre o IBEF SP. Entendemos que nos tornarmos empresa mantenedora do Instituto é uma iniciativa que vale a pena e poderá trazer resultados para as duas pontas, agregando conhecimento e oportunidades de negócios. O Instituto possui conteúdo bacana, reúne as visões de diferentes empresas sobre o mundo financeiro e oferece networking de qualidade indiscutível”, por Eduardo Silva, diretor financeiro da Globbal, empresa com foco em soluções de construção corporativa. Associou-se nesta semana.
“Há algum tempo comecei a me interessar em fazer parte do IBEF SP, pois tenho alguns colegas de profissão que são membros. Decidi me associar para auxiliar nos trabalhos e nas discussões e também para conhecer novidades e me atualizar”, por Claudio Machiaverni, diretor financeiro. Associou-se neste mês.
“Conheci o IBEF SP através do Leonardo Rocha (CFO da Nextel e conselheiro do IBEF SP). Ele me apresentou ao Instituto e me contou sobre as reuniões em que ele participava. Isso me atraiu e motivou a minha associação: ter a oportunidade de desenvolver networking com outros executivos de finanças, e também aproveitar toda a gama de palestras e workshops que são enriquecedores profissionalmente”, por Felipe Osmo, tesoureiro da Nextel. Associou-se em dezembro de 2016.
“Conheci o IBEF SP através da IBM, empresa na qual trabalho e que é uma das mantenedoras do Instituto. Por meio das conversas com vários profissionais da companhia, principalmente com o Serafim de Abreu (CFO da IBM Brasil e Diretor Vogal do IBEF SP), surgiu a ideia de me tornar parte desta iniciativa. Meus objetivos são tentar incorporar novos conhecimentos e skills, além de compartilhar com outras pessoas os aprendizados da minha experiência”, por Victor Damian La Fuente, CFO da IBM para a América Latina na área de Cloud Application Innovation. Associou-se nesta semana.
“O que me encanta no IBEF SP é a audiência que está presente nos eventos, a oportunidade de aprendizado que temos com profissionais experientes de diferentes indústrias. A chance de ter esse benchmark e fazer parte dessa comunidade de CFOs é algo que me atrai, pois tenho bastante a aprender e a colaborar; esse contato também pode gerar oportunidades de negócios”, por João Paulo de Faria, diretor financeiro da Microsoft Brasil. Associado do IBEF SP há dois anos.
(Reportagem: Débora Soares/ Fotos: Mario Palhares)