Getting your Trinity Audio player ready...
|
Veículo: Rádio Bandeirantes | Data: 28/10/13
As perspectivas da economia para os próximos meses
Uma pesquisa feita pelo IBEF traz bos notícias, pois mostra que 64% das empresas projetam um crescimento nas vendas no último trimestre desse ano.
Por conta dessa demanda aquecida, 45% planejam expandir a produção e 36% vão aumentar as importações.
Outros resultados positivos desse levantamento, são a decisão de investir mais nos empresários e também aumentar o quadro de funcionários.
Sobre os indicadores econômicos, 92% projetam um dólar entre 2,10 e 2,30 neste fim de ano. Segundo os executivos de finanças pesquisados, a inflação deve encerrar o ano com 6% e o PIB deve crescer 2,5% neste ano. Além da SELIC, que pode chegar à 10% ao ano.
Outro assunto é que a presidente da Argentina viu sua popularidade cair nas urnas. A situação econômica precária ajuda a explicar a insatisfação dos eleitores.
A inflação que coroe o poder de compra da população está elevadíssima. Segundo o governo, a inflação é de 10% ao ano, mas segundo as consultorias privadas, o número é muito maior, 25% ao ano.
A população argentina também anda muito insatisfeita com o controle cambial imposto pelo governo. Para viajar e comprar dólares é preciso pedir autorização prévia.
Não é atoa que o mercado paralelo não para de crescer. Enquanto no câmbio oficial um dólar vale 5 pesos argentinos, nas ruas de Buenos Aires um dólar vale 10 pesos argentinos, ou sejam, o dólar paralelo vale o dobro do dólar oficial.
Confira essa notícia AQUI