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Executivos certificados pelo IBEF-SP participaram da live exclusiva “Certificação: Wine Meeting – Expectativa do CEO na posição do CFO em 2022” que teve como convidados Otto von Sothen, CEO do Grupo Tigre, Márcio Fernandes, ex-CEO da Elektro e fundador da Thutor. O evento, realizado em 02 de dezembro, teve como patrocinadores a V360 e a Global Soluções Financeiras, representadas por Izaias Miguel e Silvano Boing, respectivamente.
Vivianne Valente, diretora executiva de finanças e administração do Grupo Tigre e vice-presidente responsável pelo Programa de Certificação do IBEF-SP, foi a moderadora do evento, que marcou o encerramento do ano para a iniciativa. O Programa de Certificação atesta o conhecimento e a competência dos profissionais de finanças, fornecendo-lhes validação do mercado e incrementando o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.
Papel do CFO – Os executivos afirmaram que o lado de hard skills do CFO, o conhecimento técnico e funcional relativo a todos os setores relacionados às finanças é esperado em seu grau mais elevado, mas isso é somente um ponto de partida. O executivo de finanças transcende a técnica financeira e, por isso, quando mais generalista, melhor. “Ele necessita compreender que o foco deve ser servir ao negócio e ao cliente, e para isso o CFO precisa entender e operar o negócio”, afirmou von Sothen. “O bom CFO é aquele que poderia ser o CEO. Aquele que quando se sentar na cadeira de CEO, as pessoas vão dizer: está certo, faz sentido”, concluiu Fernandes.
Carisma – Os CEOs afirmaram que em cenários de volatilidade – que sempre existirão – é necessário refletir sobre como equilibrar as vidas, a jornada que envolve a família e os desafios que precisam ser superados, e valorizar as pessoas porque “elas são algo que não vai sair de moda nunca”. Segundo Fernandes “às vezes o CFO tem o peso da responsabilidade, do equilíbrio financeiro em favor da austeridade, e acaba se transformando em uma pessoa carrancuda. E não precisa ser assim! Um atributo que eu gostaria de sugerir para vocês provarem em 2022 é o carisma.”
Ponto de vistas diferentes – Fernandes relatou que a discordância entre o CFO e o CEO é normal, e quando uma equipe concorda em tudo, perde-se o efeito mais produtivo da democracia, que é ter pontos de vista distintos. “Em uma relação de CEO e CFO, a opinião que deve prevalecer é aquela de quem tem razão, independente de quem for. A verdade prevalece, principalmente nos momentos mais difíceis”, afirmou o fundador da Thutor.
Na opinião de von Sothen, para um bom relacionamento entre os executivos, deve haver uma comunhão de propósitos muito forte, existindo “poucas coisas que são inegociáveis e sobre as quais você deve ser muito claro. O resto pode ser mudado”. Segundo o CEO da Tigre, é preciso saber ouvir o outro e, muitas vezes, a divergência surge porque um deles não soube se explicar corretamente. “Por isso, é importante saber explicar e se expressar, saber conviver com as diferenças. O relacionamento avança e as divergências diminuem quando a confiança aumenta”, concluiu von Sothen.
Autoconhecimento e contribuição do CFO – Interpelados sobre quais os exercícios, competências e aperfeiçoamentos que o CFO deve fazer para melhor construir com o CEO, os speakers destacaram que o autoconhecimento é fundamental para o aperfeiçoamento profissional. Em geral, a ascensão na carreira porta consigo o crescimento do ego, que é seu pior inimigo e pode lhe convencer que você é o único responsável pelo seu sucesso; “e nada poderia estar mais distante da verdade”, alertou von Sothen.
“O ego atrapalha bastante, sem o qual a jornada seria mais fácil. Ele nos leva a anomalias do modelo, como a algema de ouro, e a políticas de retenção. O CFO deve ser afetivo e efetivo na mesma pessoa”, afirmou Fernandes. É necessário que o executivo de finanças se abra às críticas e saiba ouvir e, para isso, é preciso que a confiança esteja no ambiente em que se trabalha, fato que permitirá o desenvolvimento de equipes de alta performance.
No encerramento da live, Eduardo Sartori, sommelier e presidente da ABS – Associação Brasileira de Sommeliers Campinas, participou de um bate-papo informativo e descontraído sobre degustação de vinhos.
V360 – A V360 é uma plataforma SaaS que automatiza o ingresso de todos os tipos de pagamentos a fornecedores, tendo revolucionado o ingresso fiscal em algumas das maiores empresas do Brasil. A solução processa o recebimento de milhões de documentos por ano. “Trabalhamos ativamente com os CFOs das empresas digitalizando o processo de pagamentos fim-a-fim e destravando alguns ativos existentes na companhia para promover, inclusive, a criação de um novo modelo de negócio nas organizações”, afirmou Izaias Miguel, sócio da empresa.
Global Estratégias Financeiras – A Global Estratégias Financeiras oferece serviços voltados à solução de problemas, preservação e fortalecimento de relacionamentos. Combinando tecnologia, estratégia, compliance, segurança de dados e uma equipe com ampla experiência em negociação nacional e internacional, a Global auxilia as empresas a reduzir a inadimplência e a somar inteligência para os seus negócios, atuando em todas as etapas do ciclo de cobrança de forma preventiva, amigável e judicial. “Auxiliamos as empresas a melhorarem o ciclo financeiro e as vendas, e diminuir o PDD [provisão de devedores duvidosos]. Esses são benefícios aos quais o CFO deve fazer muita atenção”, afirmou Silvano Boing, diretor executivo da empresa.