selos_controller

A certificação Controller (BR)® demonstra o conhecimento e competência do executivo financeiro. A certificação é oficialmente registrada no IBEF SP fornecendo-lhe validação do mercado e incrementando o desenvolvimento de sua carreira profissional.

O processo de certificação é sustentado por um quadro de competências baseado em MBAs das melhores escolas de negócios do Brasil e pela avaliação de um grupo seleto de executivos de finanças. Assim as certificações Controller (BR)® só são concedidas aos membros que possam demonstrar que atingiram critérios de avaliação específicos.

Controller / Edital do Certificado

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF-SP torna público critérios do Programa da Certificação IBEF CONTROLLER®, dirigidos aos profissionais de finanças que atuam nessa posição e, que esteja de acordo com os requisitos determinados neste edital.

Modalidades :

O Programa de Certificação IBEF CONTROLLER® inicialmente terá a modalidade :

POR EXPERIÊNCIA – Submetendo-se à aprovação da experiência profissional de pelo menos 3 (três) anos como responsável pelo planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias econômicas e financeiras em empresas que apresentam receita anual superior a R$ 50 milhões.

  1. Requisitos e obrigações para certificação por experiência:

As pessoas físicas de quaisquer nacionalidades, domiciliadas no Brasil, associadas ou não aos sistemas IBEF’s, poderão se inscrever para o processo de certificação IBEF CONTROLLER® por experiência, desde que se enquadrem e cumpram os seguintes requisitos e obrigações:

1.1    O candidato à certificação IBEF CONTROLLER® por experiência deverá comprovar exercício profissional de pelo menos 3 (três) anos consecutivos ou não como executivo de finanças em empresas ou instituições com receita anual superior a R$ 50 milhões.

1.2    Pelo menos metade do tempo de experiência, deverá ter ocorrido nos últimos 10 anos.

1.3    Não serão computadas experiências adquiridas em Diretorias de entidades representativas de classe na qual o(a) Controller atua ou atuou em caráter pro bono (exemplos: IBGC, APIMEC, ABRASCA, CRA, CRC, IBRI e outras).

1.4    Envio de comprovações da posição. Ex.: Carta de apresentação em que consta o nome do(a) candidato(a), tempo de exercício da função, nome do responsável do departamento de recursos humanos ou Chief Executive Officer (CEO) ou Chief Financial Officer (CFO).

1.5    Envio do CV profissional atualizado

1.6    Cópia do diploma do curso universitário reconhecido pelo MEC. Tal diploma poderá ser substituído por cópia da carteira dos conselhos regionais, tais como: OAB, CREA, CORECON, CRA, CRC entre outros.

1.7    Cópia do diploma de especialização mais recente em cursos na área de economia, administração, contabilidade, engenharia, ciências atuariais e áreas correlatas. Os diplomas de MBA não especificados nesse edital serão submetidos à análise da Banca Examinadora.

1.8    Estar disponível, se necessário, para participar do processo de entrevista (presencial ou por videoconferência) pela Banca Examinadora.

1.9    Taxa de investimento contribuída no momento da inscrição, a qual se refere ao processo de análise e validação da certificação por experiência que terá a validade de 2 anos.

1.10    Recurso: os pedidos de certificação por experiência que eventualmente sejam negados pela Banca Examinadora terão direito a recurso. Tais recursos deverão ser encaminhados por meio de e-mail: certificacao@ibefsp.com.br ao Departamento de Certificação, contendo a exposição de seus motivos. Nesse caso, em até 15 dias o candidato receberá uma posição sobre análise do seu recurso.

1.11    Candidato(a) que em sua experiência tenha envolvimento a questões éticas ou em ações públicas poderão ter sua candidatura indeferida. Exemplo: Presença Operação Lava Jato

Observações Importantes:

Não haverá necessidade de reconhecimento de firma ou envio fisicamente dos documentos solicitados acima.

 

  1. Taxa de manutenção do certificado:

O programa de Certificação IBEF CONTROLLER® tem validade por 2 (dois) anos. Para a renovação do certificado, antes de decorrido este prazo, será preciso atingir o número de créditos determinados pelo Programa de Educação Continuada.

Além disso, deverá ser paga a taxa de recertificação determinada a seguir:

Caso a banca avaliadora julgue necessário, também será solicitada a atualização de documentos do candidato para nova avaliação.

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail certificacao@ibefsp.com.br.

 

Departamento de Certificação