Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os membros do IBEF Conecta Jovem participaram, na última quarta-feira (07/08), de uma sessão de mentoring com Gustavo Conrado, CFO da SAP no Brasil. O executivo falou sobre a sua trajetória e deu valiosos insights aos jovens profissionais presentes.
Na SAP desde 2021, Conrado tem mais de 20 anos de experiência na área financeira. Atuou por 21 anos na IBM, onde passou por diversas posições, incluindo a de CFO de unidades de negócio da multinacional de tecnologia.
Conrado conduziu uma apresentação interativa em forma de bate-papo, na sede da empresa. Ele falou sobre a sua trajetória, além de crenças e o que faz sentido na vida profissional para ele. Foram 21 anos na IBM, onde entrou como analista em 2000, no Rio de Janeiro. A primeira mudança foi em 2004, quando passou a fazer parte do time de incentivos. Em 2009, já em São Paulo, teve sua primeira experiência com software e hardware na área de pricing. Em 2011 passou para a área de serviços.
Ele contou que na maior parte de suas mudanças de posição, houve sugestão e indicação de seus gestores. Porém, em 2012, ele resolveu pleitear um cargo que desejava. “Foi a primeira vez que tomei as rédeas e tive a coragem de pleitear a vaga de CFO na área de Software Group”, destacou.
Atuou ainda como controller e na área de auditoria interna. A trajetória incluiu uma passagem pelo escritório de Nova York da IBM, onde foi CFO da área Watson Health. A volta ao Brasil aconteceu em 2021, como controller para a América Latina. “Eu estava feliz, quando do nada veio a proposta da SAP. Fui conhecer mais da empresa, vi que tinha liquidez, confiança e ética. Estou amando a jornada!”.
Durante o evento ele também falou sobre os conceitos e crenças que guiam a sua carreira. O primeiro deles é a simplicidade. Conrado ressaltou a importância de ter uma visão ampla, mas ao mesmo tempo ser pragmático. Agilidade e orientação de equipe também foram citados. “É preciso colocar objetivos que são desafiadores e não pode ter medo de errar”, ressaltou.
Sobre a construção de grande parte da carreira em uma empresa, o executivo ressaltou que, embora a remuneração seja relevante, a jornada também importa muito. Por esse motivo, nunca usou a estratégia de mudar com frequência de companhia, avaliando apenas aspectos financeiros.
Esta mentoria foi uma grande aula inspiradora sobre humildade e os princípios inegociáveis no ambiente de trabalho, como ética, integridade e respeito. Ter em mente que trabalhamos com pessoas e as relações humanas são fundamentais para poder voar mais alto, equilibrando habilidades, sem perder de vista o que mais importa na vida.