CFO do Ano: Tiago Azevedo recebe o troféu Equilibrista em cerimônia que celebrou os Destaques IBEF-SP de 2021

Eleito o 38o Equilibrista da história do IBEF São Paulo pelos votos dos associados, Tiago Azevedo, CFO do Mercado Livre, recebeu a maior premiação destinada aos executivos de finanças brasileiros, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (09), com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube.

A premiação homenageou também os Destaques IBEF-SP 2021: Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; Eduardo Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões; e Henrique Luz, conselheiro de empresas abertas e fechadas e ex-presidente dos Conselhos de Administração do IBEF-SP, IBGC e IBEF Nacional. O evento foi patrocinado pela Deloitte e pela Thomson Reuters.

Desenvolvimento dos executivos – Na abertura da cerimônia, a presidente do IBEF-SP, Luciana Medeiros, lembrou que sua relação com o Instituto data de 2003, quando o conheceu por indicação do professor José Roberto Securato, da USP. ¨Cada pessoa com quem convivi e convivo no IBEF colaborou para formar e aperfeiçoar a profissional que sou hoje. Estou muito grata pela oportunidade de conviver com esses profissionais, por compartilhar meu conhecimento e por estar na presidência da Diretoria Executiva”.

José Cláudio Securato, presidente do Conselho de Administração do IBEF-SP, destacou que a riqueza gerada pelos associados do Instituto representa 25% do PIB, ultrapassando os 40% se somada às outras seccionais do IBEF. “As decisões que tomamos como executivos e executivas têm uma grandeza e um efeito econômico que não nos pode tirar a responsabilidade. A noite de hoje serve para que possamos colocar o olhar em algumas pessoas que fazem a diferença no contexto do IBEF-SP e no cenário brasileiro”.

Jovem liderança – Tiago Azevedo é CFO do Mercado Livre no Brasil desde 2018. Antes ocupou o cargo de CFO da Hershey Brasil e também atuou na Unilever por 13 anos, onde desenvolveu diversas funções na área de finanças no Brasil, Chile e Estados Unidos. Formado em Administração Financeira pela University of Arkansas, em Fayetteville (EUA), com bolsa de estudos obtida pela prática esportiva de tênis, Tiago Possui MBA pela NYU Stern School of Business com foco em finanças e estratégia.

¨Gostaria de agradecer ao IBEF-SP, a todos os associados e conselheiros por criarem a organização que temos hoje. Ela é realmente diferenciada, uma oportunidade que temos para nos desenvolvermos em um ambiente de camaradagem, de troca de experiências com pessoas muito diferenciadas. Fazer parte do IBEF já é algo especial, estar aqui [recebendo o prêmio] nem se fala¨, destacou Tiago Azevedo, ao receber o troféu destinado ao CFO do Ano.

O executivo do Mercado Livre compartilhou o Prêmio com o time de finanças e toda a organização, que possui cerca de 15 mil colaboradores no país. A liderança financeira de Tiago auxiliou a companhia de tecnologia a multiplicar sua receita líquida por sete vezes em três anos.

Durante seu discurso, Tiago destacou a importância do apoio oferecido por sua família nos momentos de dúvidas e dificuldades e relembrou os mentores e os líderes que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional ao longo dos anos. Isso culminou no atingimento do seu objetivo, traçado há 15 anos no plano de carreira, de se tornar o CFO de uma empresa que tivesse impacto econômico e social de relevância no Brasil. ¨Obrigado por essa noite. E, como falamos no Mercado Livre, ‘o melhor está chegando, então bora para o amanhã’!”.

Prêmio Destaques IBEF-SP d 2021

Patricia Ellen é secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Foi nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2016. “A melhor fórmula para a retomada econômica é um controle mais célere da pandemia. E agora, tão importante quando crescer, é lembrar de incluir, porque nós estamos passando por um grande desafio da humanidade e as desigualdades que nós vivemos no nosso país foram exacerbadas pela pandemia”, destacou Ellen, ao receber a premiação.

Eduardo Lyra é fundador e CEO da Gerando Falcões, uma ONG que viabiliza projetos de impacto social em periferias e favelas do Brasil. Lyra foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens que podem mudar o mundo, entrando assim para o time de Global Shapers. “Essa premiação serve como estímulo e mostra que estamos no caminho certo. Nossa missão para o longo prazo é transformar a pobreza da favela em peça de museu, antes do Elon Musk colonizar Marte. Por que tolerar por tempo demais o intolerável? Podemos, sim, como sociedade.”

Henrique Luz atua como presidente do Conselho de Administração da Cellera Farma e conselheiro do Burger King, do Grupo Maringá, da Oi S.A. e do IRB Brasil. É membro e ex-presidente do CA do IBGC, do IBEF Nacional e do IBEF-SP. Foi sócio e membro do comitê executivo de liderança da empresa PwC, organização em que trabalhou por 43 aos. É também vice-presidente do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), membro dos conselhos do 30% Club, do MAM do Rio de Janeiro, da Fundação Dorina Nowill para cegos e também da RenovaBR.

“O IBEF é uma casa a qual me dediquei bastante e que me trouxe enormes alegrias e senso de cumprimento de missão. O Instituto tem como objetivo formar, ele é uma casa de CFOs formando CEOs do futuro. A quantidade de CEOs que temos hoje no Brasil que foram CFOs é incrível¨, destacou Henrique Luz. ¨Quem recebe o Prêmio Equilibrista passa a fazer parte da classe muito seleta, uma elite de profissionais de finanças para todo e sempre”, completou Luz.

As vozes dos patrocinadores

Ronaldo Fragoso, sócio-líder de Alianças e Ecossistemas da Deloitte Brasil e vice-presidente do IBEF Global, reconheceu o desafio de escolher o Equlibrista, dentre tantos talentos, em um ano como o de 2021. “A complexidade e os desafios desse ano para as empresas manterem as operações e cresceram foram muitos. É fundamental termos empresas como o Mercado Livre e executivos como o Tiago Azevedo que puderam realmente ser equilibristas num ano tão complexo quanto esse. Parabéns a todos os participantes do Prêmio”.

Luciano Idesio, Head de Corporates Brasil da Thomson Reuters, destacou a parceria da empresa com o IBEF-SP e a importância de utilizar a tecnologia para recriar o amanhã. “Nosso apoio ao IBEF traz o propósito comum de criar relacionamento, aprendizado e reconhecimento para os CFOs que gerenciam as companhias brasileiras e multinacionais que operam no Brasil. Eles são as pessoas que equilibram as operações cotidianas e trazem novos requisitos para o sucesso, e hoje estamos aqui para celebrar cada um de vocês”.

Compartilhe:

Deixe um comentário