É hora de os CFOs ajustarem as velas para navegar no segundo semestre do ano!

É hora de os CFOs ajustarem as velas para navegar no segundo semestre do ano!

Após encontros presenciais inesquecíveis, a Diretoria Vogal do IBEF-SP retomou sua rodada setorial de forma online, nesta sexta-feira (27). O 1º. VP do Instituto, Luis Carlos Cerresi, deu boas-vindas aos CFOs Jorge Constantino (J.P. Morgan) e Reinaldo Amorim (SulAmérica), que passam a integrar o nosso fórum C-Level.

Agradecemos aos speakers de hoje por compartilharem as perspectivas de diferentes setores: João Marcio Souza (Talenses), João Paulo Seibel de Faria (OLX), João Ribeiro (Dell), Luis Andre Blanco (Afya), Luciano Schorck Idesio (Thomson Reuters), Luigi Quagliato Yoneda (Johnson & Johnson) e Stânia Moraes (Ciena). Sérgio Diniz, membro do Conselho Fiscal do IBEF-SP, realizou as considerações finais.

Os executivos destacaram vários pontos comuns em suas leituras do cenário. A perspectiva é de cautela nas decisões de investimentos, mas os movimentos de M&A seguem aquecidos com empresas consolidadoras atentas às oportunidades com a queda dos múltiplos em companhias de diversos setores.

As skills de hard finance brilham e ganham maior foco na operação neste período de inflação acelerada, juros altos, mudanças na área tributária, câmbio volátil e gargalos persistentes na cadeia de suprimentos.

Ganham maior atenção o planejamento, controle de custos, gestão do caixa e da liquidez. Há também cobrança dos investidores por busca de eficiência e resultados em métricas como ebitda e earnings per share (EPS). A busca por conectividade e digitalização seguem fortes, assim como o desafio de contratar talentos em tecnologia.

Os encontros da Diretoria Vogal contam com o apoio da SAP e da PwC. A SAP promoveu um bate-papo com Gustavo Conrado, Fernando Lewis e Bruno Biondo sobre como as áreas de planejamento e consolidação podem obter informações em tempo real, com velocidade de execução, ajustando cenários e visando aos melhores resultados de negociação, a partir de soluções de ERP na nuvem como o S/4HANA.

IBEF-SP: onde a comunidade de finanças se encontra!

Compartilhe:

Deixe um comentário