Getting your Trinity Audio player ready...
|
Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S.A.
IBEF SP: O CFO do Ano de 2014 eleito pelos associados do IBEF SP foi Daniel Levy, vice-presidente de Finanças e Gestão da TAM. O que esta conquista representou para a organização?
Marco Bologna: Na TAM e no grupo LATAM, temos quatro valores que definem o perfil das pessoas que trabalham conosco: segurança, excelência, trabalho em equipe e gostar do cliente. Dentro destes quatro valores, Daniel é um excelente profissional, algo que está nas características dele, em sua formação e seu currículo. Segurança: ele me deixa dormir tranquilo, a gente sabe que tudo está funcionando dentro de um compliance e execução corretos. Trabalhar para o cliente é uma de suas qualidades, o Daniel é uma pessoa muito sensível aos temas de atendimento e de relacionamento; e o mais importante: ele sabe trabalhar em equipe. Sua principal característica é formar equipes. E tudo isso dentro de uma envoltura ou de um envelope que é a paixão. Então, eu diria que Daniel é um apaixonado do qual gostamos e por quem somos apaixonados também.
IBEF SP: Quais os planos da TAM S.A. para 2015?
MB: Segundo os economistas, 2015 será um ano difícil, mas acreditamos no crescimento em função da maior penetração da aviação no transporte de pessoas. Estamos em um País onde a proporção é de 0,5 viagem por habitante. Então, há muito para expandir; apesar do crescimento menor da economia, temos bastante dever de casa. Será um ano de busca por produtividade, processos e eficiência de custos. Portanto, um CFO forte que saiba continuar equilibrando bem essas variáveis, como o Daniel tem feito, é essencial.
IBEF SP: A companhia lançará alguma inovação?
MB: Já estamos anunciando várias inovações no sentido da plataforma digital, soluções digitais para o cliente. Investimentos em frota nova: a vinda de novos aviões, uma nova tecnologia que chegará no final do ano que vem, o Airbus A350; investimentos potenciais em aviação regional; e toda uma parte de cultura e uma nova marca que consolide os dois grupos, LAN e TAM, dentro do grupo LATAM.
IBEF SP: Quais os valores desses investimentos?
MB: Devemos investir, somente no ano que vem, US$ 2,5 bilhões em frota nova, mais o investimento total de R$ 200 a 300 milhões em tecnologia, processos e novas ferramentas de gestão.
IBEF SP: Então, apesar da expectativa de um ano complicado, a organização continuará investindo mirando um horizonte mais amplo.
MB: Sim, a aviação é um negócio de longo prazo. E a gente sabe que, no longo prazo, a perspectiva para o transporte aéreo no Brasil é muito positiva.