Getting your Trinity Audio player ready...
|
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Vanderlei foi o convidado especial da Corporate Run Carrefour, realizada durante o Encontro Socioesportivo.
Vanderlei Cordeiro de Lima é o protagonista de três cenas eternizadas na memória dos brasileiros.
A primeira aconteceu há 13 anos, quando ele liderava a maratona olímpica na capital grega e, subitamente, foi empurrado por um padre irlandês que invadiu a competição, lhe roubando as chances da medalha ouro.
A segunda cena é de sua alegre comemoração com o “aviãozinho”, gesto que virou sua marca, momentos antes de cruzar a linha de chegada para conquistar
o bronze naquela prova.
O inabalável espírito esportivo demonstrado pelo atleta naquela competição lhe rendeu a medalha Pierre de Coubertin. Ele é o único latino-americano a receber essa honraria esportiva-humanitária concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.
A terceira cena, mais recente, mostra um alegre Vanderlei de Lima acendendo a pira do Jogos Olímpicos Rio 2016. Quem melhor para traduzir o espírito olímpico e a capacidade do povo brasileiro de superar as adversidades?
O atleta destacou a satisfação de receber o carinho do público no Socioesportivo. “É um grande reconhecimento da carreira. Minha história de vida é superação”, ressaltou Vanderlei, nascido no interior do Paraná, e que na adolescência trabalhava como boia-fria para ajudar a família. “Isso leva um estímulo para as pessoas buscarem, no esporte, a determinação que precisam para vencer na vida”.
Para quem vive o stress diário do mundo corporativo, a corrida pode trazer inúmeros benefícios, ensinou Vanderlei. “É um esporte muito motivacional, no qual o praticante prova a sua capacidade, e percebe que sempre pode ir mais adiante. Ele pode aplicar esse aprendizado no dia-a-dia para superar desafios e atingir metas”.
O Instituto Vanderlei de Lima, sediado em Campinas, interior de São Paulo, é uma entidade sem fins lucrativos que já iniciou centenas de crianças e adolescentes na prática lúdica do atletismo, aliada a atividades educativas e culturais.
“Hoje o que faço é retribuir tudo aquilo que a vida me concedeu. Devo tudo ao esporte, porque ele transforma vidas”,
completou Vanderlei. “Agradeço muito ao IBEF SP e ao Carrefour pelo privilégio de participar do Socioesportivo e poder compartilhar experiências”.
Parceria com o IBEF SP – A Corporate Run Carrefour registrou recorde de inscritos neste ano, totalizando 104 pessoas. Segundo Stéphane Engelhard, vice-presidente de assuntos corporativos do Carrefour, a expectativa é superar esse volume no Socioesportivo 2018.
Além de patrocinar o evento do IBEF SP, o Carrefour apoia diferentes iniciativas que promovem um estilo de vida saudável. “O esporte faz parte do bem-estar, que é algo muito importante para nós, que vendemos produtos alimentícios”, disse Engelhard, frequentador do Socioesportivo há mais de 20 anos.
“Vanderlei de Lima é um atleta de primeiro nível, e também uma pessoa simples e humilde. Sua história de vida é maravilhosa”, elogiou o executivo.
Visão dos participantes
“Sou apaixonado por corrida, e quando vi o Vanderlei de Lima fiquei emocionado. Ele é um ícone, o maior maratonista da história do País, e uma pessoa fantástica, simples e acolhedora”, afirmou Julien Dutra, diretor de relações governamentais da Serasa Experian.
Dutra competiu na companhia de sua esposa, Leila Diniz. “É muito legal ver todas essas pessoas reunidas, praticando esporte juntas. É um ambiente muito saudável, de diversão e de interação”, acrescentou Leila. Foi a primeira participação do casal no evento.
“É um ídolo que traz a mensagem de não desistir nunca. Mesmo atrapalhado, Vanderlei seguiu em frente e completou a prova; fez o que deveria fazer. Ele lutou muito para chegar aonde está, é um exemplo para todos”, disse Felipe Mello, diretor da TOTVS, que também participou com sua esposa Ana Maria.
Fazendo o gesto do aviãozinho, Ronaldo Rayes estava radiante por cruzar a linha de chegada vitorioso ao lado ídolo.
“Correr com o Vanderlei foi mágico, nessa atmosfera com a família e muitos amigos. Esse é o espírito do IBEF SP”, completou o sócio do escritório Rayes & Fagundes Advogados Associados.
Campeã em categoria feminina, Suinei Pinheiro destacou sua felicidade. “Foi uma honra estar com o Vanderlei. Correr com ele, nesse lugar paradisíaco, foi uma experiência muito especial”.
“Admiro muito o Vanderlei por sua história como atleta, e também por sua personalidade. Ele é um grande exemplo, extremamente determinado e batalhador. Vim para a corrida por causa dele”, completou Alexandre Benedetti, diretor executivo da Talenses.