Para associados / Portal

Somos o maior Instituto de Finanças do Brasil

Finanças Pessoais: Semiaposentadoria

Getting your Trinity Audio player ready...

Aposentar-se aos poucos é uma opção para o brasileiro.

Augusto Miranda é diretor de gestão de patrimônio do HSBC.

Uma recente pesquisa do HSBC – O Futuro da Aposentadoria – concluiu que quase dois terços (62%) dos brasileiros, em idade ativa, planejam semiaposentar antes de se aposentarem totalmente. Isso mostra que a realidade da aposentadoria no País está evoluindo e a semiaposentadoria, que significa trabalhar menos horas ou iniciar uma atividade diferente da exercida até então, está cada vez mais difundida.

Muitas pessoas em idade ativa estão buscando uma transição mais gradual para a vida pós-trabalho. Tradicionalmente, a aposentadoria é vista como uma mudança repentina de uma rotina de trabalho para um estilo de vida mais descontraído.

Para muitos, a semiaposentadoria é uma escolha positiva. Por exemplo, mais de dois em cinco aposentados que foram pesquisados dizem que escolheram parar de trabalhar gradualmente para ajudá-los a manter-se fisicamente e mentalmente ativos. O prazer em trabalhar, o desejo de não parar de trabalhar totalmente e a diminuição do estresse também são motivos que são favoráveis a semiaposentadoria.

Entretanto, é importante lembrar que essa realidade é para quem deseja se aposentar gradualmente, principalmente para aqueles que ainda têm o desejo e o entusiasmo para trabalhar. São cidadãos que ainda podem oferecer muitos valores ao mercado de trabalho e, com a semiaposentadoria, conseguem equilibrar a vida profissional com a pessoal.

Confira a seguir quatro ações que podem ajudar a planejar um futuro financeiro melhor:

1. Seja realista sobre suas aspirações de aposentadoria

Decida que tipo de aposentadoria que você quer e seja honesto com você mesmo sobre o quanto isso vai custar.

2. Reveja seus planos de trabalho em longo prazo

Considere em que idade você pode realmente se aposentar totalmente, e se você pretende semiaposentar ou continuar a trabalhar por mais tempo.

3. Considere os seus compromissos financeiros mais amplos

Considere suas necessidades financeiras e da sua família em longo prazo e certifique-se de incluí-las em seu planejamento de aposentadoria. É importante lembrar que fornecer suporte financeiro para os membros da família (parceiro ou cônjuge, filhos, ou pais idosos) pode ser uma realidade durante a sua vida profissional e sua aposentadoria.

4. Tenha um plano de aposentadoria clara

Pense em como você vai financiar sua aposentadoria e não conte com uma herança. Certifique-se de que você tem um plano financeiro realista e procure aconselhamento financeiro profissional, se precisar de ajuda.

Para Associados

Para ter acesso ao demais conteúdos, você precisa ser Associado IBEF-SP

Pular para o conteúdo