Getting your Trinity Audio player ready...
|
O IBEF Jovem e a Comissão Técnica realizaram encontro com o tema “CFOs de crescimento rápido contam sua carreira”, na última quarta-feira (26/11). Os convidados foram Charles Putz, lead director do conselho de administração da Manabi e sócio-fundador da Verena Ventures; Hugo Bethlem, CEO do Quase Pronti do Brasil e sócio-diretor da A10 Investimentos e Assessoria; e Rogério Menezes, diretor financeiro da AkzoNobel Paper &Pulp Chemicals.
O líder do IBEF Jovem, Felipe Guarnieri, foi responsável pela mediação do debate.
a
a
“Os três grandes temas que apareceram nas reuniões com os associados jovens do
IBEF SP, todos foram tratados ao longo desta gestão: empreendedorismo, educação continuada e, agora, fechamos com este assunto que está na cabeça dos jovens, não só financeiros, mas de todas as áreas de negócios”, destacou Felipe Guarnieri.
Rápida ascensão
Em comum, trajetórias notáveis e meteóricas. Hugo Bethlem tornou-se CFO do Grupo Carrefour aos 28 anos de idade e CEO do Hopi Hari aos 35 anos. Soma mais de 35 anos de experiência no varejo, dentre os quais foi vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, e hoje é cofundador e responsável pela administração de uma rede de culinária rápida e também de um fundo de private equity.
Rogério Menezes começou como estagiário no grupo francês Rhodia e logo foi promovido a trainee. Dedicou-se ao aprendizado de idiomas e encarou o desafio de trabalhar em diferentes nações – hoje soma mais de 30 países em que esteve a negócios. Aos 32 anos, assumiu a diretoria financeira na Rhodia Poliamida, sendo responsável por México e América Central. Aos 35, assumiu a diretoria financeira estatutária da AkzoNobel Pulp Chemicals na América do Sul.
Charles Laganá Putz começou a trabalhar aos 12 anos, como DJ. Aos 16 anos, empreendeu para montar a maior pista de skate do Brasil. Aos 24, tornou-se o professor mais jovem da Fundação Getúlio Vargas. Aos 34, alçou ao cargo CEO da Crown Cork. O currículo é extenso; ele esteve na alta gestão de empresas como Telefônica do Brasil, Brasil Telecom, Companhia Siderúrgica Nacional e Namisia. Desde então, fundou a boutique financeira Verena Ventures e também atua no conselho de administração de diversas organizações.
Bate-papo
Os executivos compartilharam suas trajetórias para uma audiência lotada em um bate-papo que durou quase três horas, mas não se via o tempo passar. Eles falaram sobre os caminhos das pedras da rápida ascensão, o desafio de liderar ainda muito jovem, sacrifícios pessoais, trabalho duro e a busca por equilíbrio, felicidade e propósito.
Veja alguns dos principais conselhos que os CFOs deram para os jovens executivos:
a
a
“Eu não acredito em atalhos: uma ponte só pode ser construída se você a fizer pilar por pilar. No entanto, você é quem determina quanto tempo vai ficar em cada pilar”
Hugo Bethlem
a
a
a
a
a
a
a
a
“Eu tive algum grau de planejamento na carreira, mas o principal foi ter métodos e objetivos; saber para onde e como queria chegar”
Charles Putz
a
a
a
a
a
a
“A ascensão rápida não deve ser o objetivo, mas uma consequência natural do seu trabalho; de algo que você cultivou”
Rogério Menezes
a
“Se você gosta do que faz, você pode e deve trabalhar muito. Você vai ter que fazer sacrifícios, mas cuidado com os excessos” Charles Putz
“Não adianta ter apenas QI; inteligência analítica. Um bom líder também deve ter inteligência emocional, espiritual e sistêmica” Hugo Bethlem
“Você tem que observar a ‘cartilha’ da empresa, mas não pode esquecer o lado humano: como tratar as pessoas. Ninguém te ensina people management, você aprende fazendo” Rogério Menezes
“Trabalhe em um setor que você gosta e onde as suas competências profissionais sejam valorizadas para a alta gestão. Estude profundamente os setores em que atuar” Charles Putz
“Escutar, escutar e escutar – esta é uma característica muito importante. Você tem que ter humildade e saber ouvir as pessoas para poder crescer” Rogério Menezes
“O dia em que você encontrar o seu propósito pessoal será o dia mais importante da sua vida. Se você trabalhar em sintonia com esse propósito, a felicidade virá naturalmente” Hugo Bethlem
O evento foi prestigiado pela dupla vencedora do 11º Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG: Wellyngton Ribeiro da Rocha, analista contábil sênior, e Tássia Reis, analista contábil plena, ambos da companhia Elektro.
Wellyngton e Tássia foram laureados neste ano pelo trabalho “Metodologia de Apropriação de Custos Adicionais em Obras de Infraestrutura do Setor de Energia Elétrica: Workforce: based costing”.