Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

Impactos financeiros do novo sistema de preços de transferência

Hoje tivemos casa cheia! Especialistas discutiram os impactos financeiros do novo sistema de preços de transferência em nosso café da manhã, realizado nesta quarta-feira (13).

Esse tema precisa estar no radar do CFO, pois o alinhamento das regras de preços de transferência ao padrão internacional é um dos pilares para o ingresso do Brasil na OCDE. Espera-se que a Receita Federal do Brasil apresente um draft do novo sistema até o final deste mês de julho, para debate com a sociedade.

O evento foi patrocinado pela EY, também mantenedora do IBEF-SP. Participaram como convidados Cláudia Pimentel, Coordenadora Geral de Tributação da Receita Federal do Brasil;

Arhayliz Travieso, gerente sênior de preços de transferência da EY; Alexandre Sandoval, Latam Tax, Accounting & Treasury Director da Novo Nordisk. Nossa VP Institucional, Camila Abel, foi a host e a moderação do debate ficou a cargo de Marcio Oliveira, líder Brasil de preços de transferência da EY.

Cláudia Pimentel reforçou que o novo sistema é prioridade na agenda do Fisco. Segundo ela, o projeto construído em conjunto por RFB e OCDE terá 100% de alinhamento às regras da organização intergovernamental.

“Nossa visão com essa aproximação não é de aumento de arrecadação, mas tributar de forma justa e melhor”, destacou Cláudia. Em sua apresentação, ela trouxe a visão do novo sistema para os ativos intangíveis e, por decorrência, royalties.

Trazendo a experiência internacional, Arhayliz Travieso destacou pontos de atenção que devem ser considerados na reestruturação de negócios frente ao novo sistema de preços de transferência.

Para a resolução de controvérsias envolvendo TP em diferentes jurisdições,  Alexandre Sandoval apresentou a ferramenta de MAP – Mutual Agreement Procedure, com caráter reativo  e já prevista em instrução da RFB, e de APA – Advanced Pricing Arrangements – uma abordagem proativa para empresas evitarem problemas de contencioso e que deve ser incluída no novo sistema.

Para os CFOs, a recomendação de Marcio Oliveira é que busquem junto às suas equipes a realização de um assessment sobre os impactos para o negócio considerando o cenário do novo sistema de preços de transferência.

Compartilhe:

Deixe um comentário