Getting your Trinity Audio player ready...
|
Liber Capital, Money Money Invest e Monkey Serviços de Tecnologia são as grandes vencedoras da primeira edição do Prêmio Fintech do IBEF-SP. A premiação foi realizada na noite da última quinta-feira (26/10) na sede da Accenture, em São Paulo, e contou com a presença dos representantes das 12 fintechs finalistas e de membros da diretoria executiva do IBEF-SP.
A presidente da Diretoria Executiva do IBEF-SP e CFO da Espaçolaser, Magali Leite, destacou a importância da iniciativa para aproximar os executivos de finanças do que está sendo feito de mais inovador no setor. “Esse prêmio é a realização de um sonho. É o primeiro ano do Prêmio Fintech e nós estamos orgulhosos do que foi construído até aqui. Este projeto surgiu da necessidade de estar mais conectado nesta comunidade. Como ecossistema de finanças, faltava esta parte importante e o Prêmio Fintech serve também para atualizar os CFOs e executivos de finanças sobre este mundo”, comemorou.
Mauricio Barbosa diretor e líder de serviços financeiros da Accenture, patrocinadora do prêmio, ressaltou o papel da premiação na busca por inovação no setor. “Foi uma honra fazer parte desta construção de uma nova jornada. Para nós, todas as indústrias têm que se reinventar e finanças é o coração desta transformação. Por isso, nada mais emblemático que juntar inovação com os CFOs aqui”, afirmou.
Jornada do Prêmio
Tamara Dzule, CFO da Mastercard e presidente da banca julgadora do Prêmio Fintech, contou a trajetória desde criação da iniciativa até a premiação, passando pela definição dos critérios, formação da banca e a definição do objetivo de aproximar as fintechs do instituto.
O prêmio teve 57 inscrições em sua primeira edição. Os 12 finalistas foram anunciados no dia 14 de setembro e tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções à banca julgadora durante o Pitch Day, realizado no último dia 27 de setembro.
Em seu discurso, a executiva ressaltou a satisfação com a qualidade dos projetos finalistas. “Eu gostaria de destacar o fato de vocês terem elevado a barra nesta primeira edição. A gente teve 57 inscrições, e os 12 finalistas trouxeram soluções diferenciadas, fizeram um pitch maravilhoso e reconhecido por pessoas que estão há muito tempo neste mercado. É gratificante ter escutado comentários sobre a qualidade desta premiação”, contou a executiva.
Painel sobre transformação das corporações
Antes do anúncio dos vencedores, a Accenture promoveu um painel sobre transformação digital nas empresas e o novo papel do CFO. Mediado por Marina Jacintho, diretora de Strategy & Consulting da Accenture, o debate contou com a presença de Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, Luciano Siani, Senior Advisor da Accenture Chemicals and Natural Resources, e Rogério Villas-Bôas, CFO da UBS.
Os participantes falaram sobre o desempenho promissor das empresas que investiram em tecnologia e debateram tendências entre as startups, com destaque para fintechs, B2B e SaaS (Software as a Service). Os painelistas chamaram a atenção para dois pontos principais nesta era de transformação da profissão. O primeiro é a necessidade de trazer inovações que tenham impacto significativo no negócio e não só na otimização de processos. E o segundo é o papel do CFO como protagonista, indo além de resultados e eficiência operacional e atuando como patrono da inovação.
Vencedores
Primeira vencedora anunciada, a Liber Capital é um fintech focada em relações de pagamento e crédito em toda a cadeia produtiva. A empresa atua na relação entre grandes empresas e PMEs tanto em contas a pagar, com uma solução de risco sacado, quanto em contas a receber, com a plataforma Liber B2B Pay, que une crédito e meios de pagamento.
O diretor e sócio da Liber, Márcio Parizotto, recebeu o prêmio das mãos de Marcelo Bacci, CFO da Suzano e presidente do Conselho de Administração do IBEF-SP, e celebrou o reconhecimento. “A nossa principal interlocução com o cliente está no CFO, então ser reconhecido em um métier como este faz muita diferença e é muito emblemático”, ressaltou Parizotto.
A segunda vencedora da noite foi a Money Money Invest, que recebeu o prêmio das mãos de Magali Leite. Focada em crédito para PMEs, a fintech conta com um produto 100% digital. Em uma jornada simplificada, a solução conecta, analisa e pré-aprova o cliente no ecossistema do parceiro, comunica sobre termos e condições, recebe documentos, envia cotações e realiza o processo de assinatura de contrato, agilizando o crédito para o cliente.
A fintech foi representada pelo CEO, Marcos Travassos, e pelo CTO, Cleiton Duarte, cofundadores. “Somos muito diferentes e nos conhecemos por um sonho de fazer crédito de uma maneira que a gente acredita impulsionar a pequena e média empresa no Brasil. É um momento muito especial para a Money Money. Começamos a empresa com pouco dinheiro e muita vontade, disciplina e propósito e as coisas estão acontecendo incrivelmente neste segundo semestre”, celebrou Travassos.
A última vencedora anunciada foi a Monkey, fintech que atua na antecipação de recebíveis de cartão de crédito e de nota fiscais. Com a plataforma SalesPlus, a empresa apresentou uma solução para antecipar e intermediar as antecipações de notas fiscais, trazendo eficiência e agilidade para os processos financeiros.
Marilia Carotta, gerente sênior de Relacionamento, e Cezar Xavier, head de Produtos da Monkey, receberam o prêmio de Tamara Dzule. “Iniciativas como essa só ajudam a gente a continuar inovando e buscando solução para os clientes”, salientou Cezar Xavier.
Além de um troféu criado pela artista Sara Rosenberg, os vencedores garantiram a participação em mentorias coletivas exclusivas do programa “Emerging Giants Startups”, da KPMG Brasil, associações gratuitas ao IBEF-SP por um ano para até cinco profissionais de cada fintech e um convite com direito a acompanhante para o jantar de premiação do Prêmio Equilibrista 2023. A Gonew também concederá um programa de Governança Corporativa aos 12 finalistas.
O Prêmio Fintech IBEF-SP tem o objetivo de reconhecer Fintechs que desenvolvem propostas de valor para a comunidade de finanças. Esta primeira edição contou com opatrocínio de Accenture e Transamérica Comandatuba, além do apoio de ABFintechs, Cantarino Brasileiro, Finsiders e Saint Paul. A iniciativa teve a sua segunda edição confirmada para 2024.
Confira as vencedores e finalistas da primeira edição do Prêmio Fintech:
Vencedores:
Liber Capital
Money Money
Monkey
Finalistas:
Accountfy
DNA Financeiro
DW3 Tecnologia
Evlos4U
Flourish
Iugu
Leverpro
Serafin
Vister