Para associados / Portal

Somos o maior Instituto de Finanças do Brasil

Prêmio celebra CFO do Ano e Destaques de 2015

Getting your Trinity Audio player ready...

Guilherme Cavalcanti, CFO da Fibria, ergue o troféu “O Equilibrista”. Ele foi eleito pelos pares da comunidade de finanças como o CFO do Ano de 2015. Fotos: Mario Palhares/IBEF SP

A cerimônia que consagrou o vencedor do prêmio CFO do Ano e celebrou os CEOs homenageados com o “Destaques SP IBEF 2015” foi marcada pela emoção e mensagens de otimismo. A premiação aconteceu na última quinta-feira (26), em São Paulo, tendo por patrocinadores Bradesco Corporate, Deloitte e Omint. Com o apoio de Netpoints e Estadão.

No telão, os Equilibristas consagrados em três décadas

Guilherme Cavalcanti, CFO da Fibria, recebeu o 32º troféu “O Equilibrista”, escultura criada pelo artista Osni Branco que representa o maior reconhecimento conferido pelos pares da comunidade financeira.

Foram laureados com os Destaques de 2015 o CEO da multinacional brasileira Weg, Harry Schmelzer Jr., e o presidente da holding Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Wilson Ferreira Júnior.

O vice-presidente executivo de finanças e RI da Cielo, Clóvis Poggetti Jr., e CFO da Kroton Educacional, Frederico Brito e Abreu, também prestigiaram o evento, reconhecidos entre os três melhores CFOs de 2015 e finalistas ao 32º Prêmio “O Equilibrista”.

A Casa do CFO

O Prêmio “O Equilibrista” é a principal homenagem voltada ao trabalho de um CFO, marcando um momento importante de sua carreira, afirmou na abertura do evento o presidente do Conselho de Administração do IBEF SP, Henrique Luz. Ex-presidente do Conselho Diretor do IBEF Nacional, o executivo informou que o Instituto surgiu em 1971, no Rio de Janeiro, e tem hoje em São Paulo seu maior núcleo, com quase 1.000 executivos financeiros associados.

Henrique Luz, presidente do Conselho de Administração

“O IBEF SP se propõe a criar um networking saudável e promover elementos para que o executivo financeiro possa cumprir bem suas funções, bem como também formar o CFO para que siga suas ambições naturais”, destacou o sócio da PwC Brasil, chamando atenção para o fato de que o Instituto também congrega vários CEOs que ascenderam da carreira financeira.

A representatividade dos membros do IBEF SP foi destacada por José Cláudio Securato, presidente da Diretoria Executiva. Um valor equivalente a 20% do PIB brasileiro é administrado hoje pelos quase 400 executivos em cargo C-level que integram o Instituto.

José Cláudio Securato, presidente do IBEF SP

O presidente ressaltou a importância da conduta ética e reputação na avaliação dos candidatos aos dois prêmios: CFO do Ano e Destaques IBEF SP.

“Nosso propósito é homenagear pessoas de índole indiscutível, verdadeiros líderes em seus segmentos e que representem, acima de tudo, grandes exemplos para a sociedade brasileira, que tanto precisa de referências positivas neste momento”, acrescentou José Cláudio Securato.

 

Momento Deloitte

Juarez Lopes de Araújo, CEO da Deloitte

Patrocinadora do prêmio pelo primeiro ano, a Deloitte apresentou a iniciativa “CFO Program”, que tem o intuito de promover a troca de experiências entre líderes de finanças e os executivos da empresa de auditoria e consultoria.

“Precisamos no Brasil de mais Equilibristas, como os CFOs que estão aqui. Vivemos um momento complexo, mas acreditamos que vamos atingir nossos resultados, como sempre fizemos no País”, destacou o presidente da companhia Juarez Lopes de Araújo.

 

Destaques IBEF SP 2015

Harry Schmelzer Jr, CEO da multinacional brasileira WEG, recebeu a placa comemorativa das mãos de André Luis Rodrigues, membro do Conselho Consultivo do IBEF SP e CFO da organização (eleito CFO do Ano em 2013), e de Rodrigo Kede, membro do Conselho de Administração do Instituto e presidente da Totvs – homenageado com o prêmio “Destaques” em 2013.

Da esq. p/ dir.: André Luis Rodrigues (WEG), Harry Schmelzer Jr (WEG) e Rodrigo Kede (Totvs)

Harry Schmelzer Jr, CEO da WEG

“É uma grata satisfação estar aqui, recebendo com muito orgulho esse prêmio, porque ele reforça a consistência das nossas estratégias e valores. Temos um ousado plano de continuar expandindo no mercado internacional e investir em novos negócios no Brasil. Atribuo esse prêmio não a mim, mas a todo o nosso conjunto de nossos colaboradores”, agradeceu Harry Schmelzer Jr.

 

O presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior, recebeu a láurea das mãos de Eduardo de Toledo, membro do Conselho de Administração do IBEF SP e diretor da Klabin, e de José Rogério Luiz, também membro do Conselho do Instituto e sócio-diretor da ITU Partners.

Da esq. p/ dir.: José Rogério Luiz (ITU Partners), Wilson Ferreira Jr (CPFL Energia) e Eduardo de Toledo (Klabin)

Wilson Ferreira Jr, CEO da CPFL Energia

“Ao longo de 20 anos, o papel do líder mudou muito. Antes, o líder era visto como aquele que entregava resultados ao mercado. Hoje, é aquele que pode engajar as pessoas na busca por soluções. Precisamos dar às pessoas causas que as mobilizem. Deixo meus votos para que possamos inspirar mais pessoas e assim superarmos a situação vivida pelo país”, afirmou Wilson Ferreira Júnior.

 

O CFO do Ano

Guilherme Cavalcanti, CFO da Fibria, recebeu o troféu e certificado do 32º Prêmio “O Equilibrista” por meio de: Henrique Luz, presidente do Conselho de Administração do IBEF SP; José Cláudio Securato, presidente da Diretoria Executiva; Malu Pinto, diretora de sustentabilidade da Fibria; e dos representantes dos patrocinadores: Guilherme Leal, diretor do Bradesco Corporate; José Othon de Almeida, sócio da Deloitte; e Cícero Barreto, diretor comercial da Omint.

Da esq. p/ dir.: Família de Guilherme Cavalcanti (Fibria), José Cláudio Securato (IBEF SP), José Othon de Almeida (Deloitte), Cícero Barreto (Omint) e Guilherme Leal (Bradesco Corporate)

“Essa é a materialização de que a felicidade se encontra no orgulho do trabalho bem feito”, afirmou Guilherme Cavalcanti, no início de seu discurso de agradecimento, fazendo menção a um verso bíblico do livro de Eclesiastes.

Cavalcanti fez um agradecimento à sua família pelo apoio nos momentos de sacrifício pessoal dedicados ao trabalho, bem como também lembrou que as vitórias não se constroem de forma individual, agradecendo e reconhecendo a competência de toda a sua equipe na Fibria.

Ele lembrou a reviravolta da trajetória da companhia, considerada a maior produtora do mundo de celulose a partir do eucalipto. Quando Cavalcanti entrou na empresa, há três anos, a companhia tinha suas finanças e capacidade de investimento comprometidas, muito acima de seus limites de endividamento junto ao banco.

Por meio dos esforços do CFO, juntamente com sua equipe, a companhia passou por uma verdadeira transformação. Em 2015, a empresa atingiu a situação de full investment grade, pelas agências de rating, e mostrou sua saúde com fortes resultados no último trimestre, com geração de um Ebitda de R$ 1,5 bilhão e um fluxo de caixa livre de R$ 1,1 bilhão.

“Essa trajetória da companhia e esse prêmio me deixam muito feliz nesse momento, porque sei que muitas empresas estão passando por uma situação semelhante à que a Fibria estava há três anos. É possível virar o jogo”, sublinhou Cavalcanti.

Reconhecimento do time: Guilherme Cavalcanti comemora com a equipe da Fibria.

O CFO ressaltou a importância da credibilidade e da conduta ética, construída ao longo da vida profissional, para que tivesse o voto de   confiança do mercado quando a empresa precisou se reerguer – e o compromisso em sempre entregar os resultados prometidos. “A tarefa de maximização do valor do acionista foi maximizada pela ética”, completou.

Para Associados

Para ter acesso ao demais conteúdos, você precisa ser Associado IBEF-SP

Pular para o conteúdo