Realizações de 2015 e planejamento 2020 são apresentados aos associados

A apresentação foi conduzida por José Cláudio Securato, presidente da Diretoria Executiva.  Fotos: Mario Palhares/IBEF SP

As conquistas de 2015 e o planejamento para os próximos anos foram apresentados aos associados na segunda-feira (29/02), em evento único que reuniu o coquetel de novos associados, o report dos resultados de 2015 e a comunicação de projetos para este e os próximos anos.

Clique aqui para assistir aos vídeos em que lideranças do IBEF SP destacam as realizações!


 

Luis Felipe Schiriak, membro do Conselho de Administração

A inovação de fazer o reporte dentro do tradicional coquetel de novos associados foi destacada por Luis Felipe Schiriak, representante do Conselho de Administração do Instituto, na abertura do evento. “Nós que fazemos parte do IBEF São Paulo, somos executivos financeiros, precisamos mostrar que estamos evoluindo. Realizando melhorias em nossa governança e dando o exemplo para a sociedade como um todo”.

O novo formato une os propósitos de apresentar o Instituto aos novos membros, de forma mais completa, e, ao mesmo tempo, mostrar a todo o quadro associativo o trabalho que foi e está sendo realizado pelo Corpo Diretivo.

A Casa do CFO

A apresentação dos resultados de 2015 e projetos futuros foi conduzida pelo presidente da Diretoria Executiva, José Cláudio Securato. Ao tratar do propósito e valores do IBEF São Paulo, Securato destacou o objetivo renovado do Instituto: ser a entidade referência para os executivos de finanças, influenciando na melhoria do ambiente de negócios e contribuindo para a sociedade.

ÁREA DO ASSOCIADO: Clique aqui para rever ou baixar o material da apresentação

O novo propósito é resultado de um workshop de pensamento estratégico realizado em 2015, que contou com a participação das principais lideranças do Instituto.

“Trata-se de uma forma de expressar aquilo que já fazemos na prática”, observou o presidente. Ele lembrou que os executivos associados ao IBEF SP são responsáveis por administrar, dentro de suas empresas, um total de recursos que supera 20% do PIB nacional.

José Cláudio Securato, presidente da Diretoria Executiva

Securato disse que o IBEF São Paulo pretende ser “A Casa do CFO”. A imagem da casa diz respeito ao sentimento de acolhimento, o desejo de que todos os executivos sintam-se confortáveis quando estão dentro do Instituto.  Ele destacou, ainda, que um dos principais ativos obtidos com a associação são as amizades construídas.

“Hoje existem muitas empresas que se propõem a ser clubes de relacionamento para executivos. O IBEF é o único que faz isso sem fins lucrativos”, completou Securato. “Nós gostamos da ideia de ser a Casa do CFO”.

São aspirações do IBEF São Paulo: ser objeto de desejo para o executivo de finanças e ser uma voz em finanças relevante para a sociedade. Para fortalecer essas metas, dentre outros objetivos, o Instituto possui um plano estratégico que se estende até 2020.

Algumas das ações previstas nesse planejamento já estão em curso e podem ser verificadas nas realizações das pastas lideradas por membros da Diretoria Executiva.

Ano de realizações: Diretoria Executiva avançou em ações propostas no planejamento estratégico para os próximos quatro anos

Admissão e Frequência

Marcelo de Lucca, sócio da KPMG, é o vice-presidente responsável. Entre as principais realizações da pasta está a revisão e a organização de toda a base de associados entre os anos de 2014 e 2015. O IBEF São Paulo encerrou o ano com 862 associados. Além disso, foi construído um novo modelo de associação que proporciona descontos, gratuidade em eventos e outros benefícios exclusivos para os ibefianos.

Em 2016, será realizada mais uma edição da campanha de membership, destinada à captação de novos associados, bem como ações para potencializar os planos empresariais, que oferecem condições especiais para as organizações que filiarem um grupo de seus profissionais ao IBEF SP.

Eventos

Próxima edição do Encontro Socioesportivo acontecerá de 25 a 29 de maio, na Ilha de Comandatuba (BA)

Em 2015, foram realizados 26 eventos, reunindo um total de 2.997 participantes. Sob a responsabilidade do superintendente Mario Pierri, destacam-se entre os principais eventos anuais o Fórum IBEF SP de Finanças, sempre prestigiado por autoridades e líderes das principais empresas brasileiras, e o Encontro Socioesportivo, o maior e melhor evento de relacionamento para executivos de finanças. Além dos cafés da manhã e seminários promovidos pelas Comissões Técnicas.

O IBEF São Paulo realiza anualmente duas grandes premiações: o Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG, destinado a incentivar os jovens talentos, e o Prêmio Equilibrista/ CFO do Ano, o maior reconhecimento concedido pelos pares da comunidade de finanças.

Novo prêmio – O Instituto pretende lançar ainda uma nova premiação, cujo objetivo é laurear a empresa emissora da melhor operação financeira do ano  e os assessores envolvidos: escritório de advocacia, instituição financeira e auditores independentes. O prêmio contará com três categorias distintas: debt, equity e M&A.

Comissões Técnicas

Grande número de associados prestigiou o evento

Luciana Medeiros, sócia da PwC, é a vice-presidente responsável. No ano passado, as Comissões Técnicas foram reestruturadas com o objetivo de priorizar temas de relevância para o CFO.

Outra meta, que terá continuidade em 2016, é aumentar a produção técnica por meio de grupos de estudos, formados a partir das seis novas Comissões: Controladoria e Contabilidade, liderada por Tamara Dzule (AkzoNobel); RI / Mercado de Capitais, sob reponsabilidade de André Cazotto (Cielo); Tributos, coordenada por Marcelo Vieira (DOW); Instituições Financeiras, regida por Maria José Cury (PwC); e Centro de Serviços Compartilhados, liderada por Marcos Leitão (J&J).

IBEF Mulher

IBEF SP já conta com 142 executivas no quadro associativo

Rosana Passos de Pádua, diretora de Riscos e Compliance da CSN, é a vice-presidente responsável. O IBEF Mulher tem por objetivo maximizar o valor da diversidade, incentivando uma maior integração entre gêneros no ambiente de negócios. No final de 2015, 142 executivas integravam o quadro associativo do Instituto.

Para 2016, o IBEF Mulher manterá sua agenda de eventos especiais, a exemplo dos cafés da manhã com grandes lideranças e o tradicional seminário de aniversário, do qual se espera repetir o mesmo sucesso de 2015, cujo tema foi “Tirando leite de pedra – Como motivar as pessoas em tempos de crise”.

IBEF Jovem

Felipe Guarnieri e José Vinicius Alves (ao centro), membros do IBEF Jovem; núcleo já congrega 81 associados

José Vinicius Alves, business partner de finanças da Cielo, é o vice-presidente responsável. O núcleo encerrou 2015 com uma base de 81 associados. Entre as principais realizações do ano, está a realização dos seminários “CFO em um cenário de crise econômica” e “Painel Carreiras: Os desafios para o jovem executivo de finanças”. O IBEF Jovem também inaugurou a iniciativa de promover bate-papos entre seus participantes e grandes líderes empresariais.Para 2016, o núcleo já tem dois seminários programados: um sobre cenário econômico, em 23 de março, e outro sobre startups, em 28 de abril.

IBEF Global

Rogério Menezes, CFO da AkzoNobel Chemicals, é o vice-presidente responsável. A iniciativa foi lançada em 2015 e já promoveu dois eventos, que contaram com a participação de executivos de 17 países.

O IBEF Global tem por objetivo promover a troca de experiências e discussão de assuntos comuns e relevantes ao ambiente multinacional de negócios, além de apoiar e acolher o executivo expatriado. Novos encontros estão sendo preparados para 2016.

Comunicação e Marketing

iCFO: primeiro índice construído por líderes de finanças

Rubens Batista, sócio da 2B Partners, é o vice-presidente responsável. Os principais objetivos da pasta são aprimorar a gestão e a entrega de conteúdo produzido pelo Instituto, e redefinir o posicionamento da marca IBEF São Paulo.  

Para isso, várias iniciativas já estão em curso, como a reestruturação do site do Instituto e o estreitamento das relações com a grande imprensa (foram 131 inserções na Mídia em 2015).

O IBEF São Paulo também investe em conteúdo próprio. Foram mais de 93 notícias, 66 podcasts e 26 artigos publicados em 2015, além de contar com um quadro de colunistas fixos composto por formadores de opinião.

Para 2016, a grande novidade é o lançamento do iCFO, o Índice de Confiança do CFO. Trata-se do primeiro índice de mercado brasileiro construído pelos líderes de finanças. Ele revelará os níveis de confiança e as expectativas desses tomadores de decisão com relação ao cenário econômico, desempenho, rentabilidade e intenção de investimento das empresas. O iCFO é resultado da parceria entre o IBEF São Paulo e a Saint Paul Escola de Negócios.

Relações Institucionais

Confraternização entre membros da Diretoria Executiva e associados de longa data do IBEF São Paulo

Luz Roberto Calado, diretor da Brain, é o vice-presidente responsável. Entre as realizações da pasta em 2015 está o estreitamento dos laços do Instituto com autoridades nacionais, a exemplo da participação do presidente da CVM, Leonardo Pereira, e do então ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em dois eventos. Importante também destacar a presença do IBEF São Paulo na banca de avaliação do Prêmio Abrasca e a parceria com a EuroFinance.

O IBEF São Paulo deu passos importantes para aumentar sua inserção no cenário global. Além de retornar à associação internacional dos institutos de executivos financeiros (IAFEI), comemorou outra conquista: a realização do congresso internacional da IAFEI no Brasil, em 2017.

Planejamento Estratégico

Charles Krieck, sócio da KPMG, é o vice-presidente responsável. Em 2015, foi realizado o workshop de pensamento estratégico e a elaboração do planejamento estratégico do IBEF São 2020, com metas claras para os próximos quatro anos.

Entre as ações em curso e previstas no planejamento estão: criação dos Índices IBEF SP (iCFO); revisão do portfólio e estruturação do planejamento de eventos; desenvolvimento de Certificação IBEF SP; plano de comunicação com o associado; novas metodologias para expansão e gerenciamento das bases de associados e patrocinadores; a expansão do quadro de mantenedores; e plano de gestão de pessoas para a equipe do Instituto.

Demonstrações Financeiras

Mario Mafra, CFO da Wheaton Brasil, é o vice-presidente responsável. O IBEF São Paulo apresenta uma situação financeira equilibrada. O Instituto fechou o ano de 2015 registrando crescimento orgânico, com receitas da ordem de R$ 4,9 milhões.

Hoje as maiores fontes de financiamento são recursos advindos de patrocínios, adesões a eventos e as contribuições associativas. Os recursos são destinados principalmente para a realização dos eventos, além da cobertura de despesas administrativas e investimentos em tecnologia e comunicação.

As perspectivas para 2016 são positivas. Uma das metas é o fortalecimento do projeto de mantenedores. O objetivo do projeto é proporcionar uma fonte perene de financiamento para o Instituto, diminuindo a dependência de patrocínios para o desenvolvimento de suas atividades.

“O que o IBEF São Paulo mais precisa é de novos associados e que os atuais participem cada vez mais da vida do Instituto. O objetivo do planejamento 2020 é ter um IBEF maior, mais representativo e que faça mais pela sociedade”, afirmou José Cláudio Securato, no encerramento da apresentação.

Compartilhe: