Tecnologia Blockchain elimina intermediários e reduz burocracia

Tecnologia revolucionará a maneira de fazer negócios

Uma plataforma tecnológica que suporta conceitos como o de compartilhamento de informações, integridade dos dados, privacidade e consenso é a mais nova tecnologia disruptiva que vai revolucionar a maneira de as empresas fazerem negócios.

Com a provocação de como o Blockchain – mesma tecnologia que deu origem à moeda virtual BitCoin – vai novamente transformar as relações comerciais, o associate partner da IBM, Jonatas Leandro, expôs as aplicações da plataforma para os CFOs reunidos na oitava edição do CFO Forum IBM IBEF SP. O evento, exclusivo para convidados da IBM, foi realizado neste fim de semana, em Itatiba, São Paulo.

ÁREA DO ASSOCIADO: Clique aqui para acessar a apresentação do palestrante.

Jonatas Leandro, associate partner da IBM

Colaboração e transparência – A plataforma Blockchain permite transações globais, em tempo real, com algumas particularidades: a confiança é inerente à própria plataforma, sem a necessidade de um terceiro estabelecer essa relação. Ela também centraliza as informações de forma lógica, mas o acesso pode ser feito de um ponto físico qualquer.

“Todos os interessados que fazem parte da rede tem um ledger que registra a transferência de ativos entre os participantes. O Blockchain rastreia cada processo efetivo de troca (contrato).”

Aplicação em diverso setores – Para se ter uma ideia, o potencial do Blockchain alcança inovações em diversos segmentos do mercado. No setor financeiro, as relações B2B eliminariam custos com intermediação, que passariam a ser dispensáveis. “Processos como a reconcialiação bancária seriam extintos.”

Outros setores que poderiam ser desburocratizados seriam o de logística, que envolve importação e exportação, crédito imobiliário, votações digitais, empréstimos corporativos, comercialização de intangíveis como música e a distribuição de tudo que possui direito autoral. O uso do Blockchain seria um meio eficaz de combate à pirataria.

Outro mecanismo que chama a atenção para a tecnologia são os contratos inteligentes, que permitem automatizar processos entre as empresas de modo confiável, a exemplo de uma transferência de pagamento ou a compra e venda de um carro.

Um projeto com participação da IBM, Hypeledger, tem avançando nas questões de padronização e integração, para aproximar a tecnologia dos usuários. “Ao implementar a rede Blockchain e interligar o sistema à empresa serão muitas e diversas as aplicações para cada um dos segmentos de mercado existentes. É preciso antever como ela afetará seu negócio e preparar-se para a mudança.”

(Reportagem: Natália Fontão / Fotos: Mario Palhares e Fábio Hosoi)

Compartilhe: