CFOs Certificados

selo-1

A certificação CFO (BR)® demonstra o conhecimento e competência do executivo financeiro. A certificação é oficialmente registrada no IBEF SP fornecendo-lhe validação do mercado e incrementando o desenvolvimento de sua carreira profissional.

O processo de certificação é sustentado por um quadro de competências baseado em MBAs das melhores escolas de negócios do Brasil e pela avaliação de um grupo seleto de executivos de finanças. Assim as certificações CFO (BR)® só são concedidas aos membros que possam demonstrar que atingiram critérios de avaliação específicos.

Alexandre Cristiano Rosaneli

CFO do Grupo Cesari – conglomerado de empresas dos setores de transporte multimodal, armazenagem, beneficiamento de fertilizantes, real state e infraestrutura. Bacharel em administração pela FEI, Mestrado em Liderança Organizacional pela Azusa Pacific University e MBA pelo IESE Business School.


Andrea Mendes Negrão

Executiva com + 20 anos de experiência em Multinacionais Europeias e Americanas – Setor Farmacêutico/Saúde e + 8 anos como CFO com responsabilidades de Conselheira, Jurídico, Lean Six Sigma, TI e Finanças. Atualmente está como Diretora de Finanças da Merz.

André Luis Friaça Rodrigues

Executivo de perfil estratégico e empresarial, CPA, com experiência nacional, regional e internacional participação em start-ups, aquisições, fusões, spin-offs, IPOs e processos de reestruturação. Atualmente é Diretor Financeiro da América Latina na GLORY.

Bernardo Szpigel

Diretor Financeiro da Cia. Suzano de Papel e Celulose e Bahia Sul Celulose. É Engenheiro mecânico formado pelo ITA e Ph.D. em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Foi o ganhador do prêmio Equilibrista IBEF SP em 2003.

Carlos Alberto Bezerra Souza

Na CBMM desde 2011, atua como Diretor Financeiro e Chief Financial Officer (CFO) e Relações com o Estado de Minas Gerais e Diretor Superintendente da Seguridade – Sociedade de Previdência Privada. Possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, com extensão pela Kellogg School of Management.


Carlos Alberto Bifulco

Sócio Fundador da Bifulco Associados, foi Diretor Financeiro das Indústrias Klabin de Papel e Celulose S.A. e Ministrou aulas no Instituto Mauá de Tecnologia, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e na Esan. Ganhou o prêmio Equilibrista do IBEF SP em 1997 e atualmente é membro do Conselho Consultivo do IBEF Nacional, representando São Paulo.

Clayton Bernardes

Profissional com mais de 30 anos de experiência profissional na área financeira de grandes empresas multinacionais do ramo químico e mineral. Possui pós graduação em controladoria e finanças pela FAAP e FV, atualmente mestrando em ciências contábeis acadêmico pela FECAP. Atua como CFO da CADAM S.A.

Daniel N. Gushi

Desde 2019 é diretor do Patria Investimentos, responsável pelo desenvolvimento de uma tese de investimentos em food&beverage. Gushi está avaliando e comprando indústrias focadas em mercearia, com a missão de consolidar esse mercado, posteriormente sendo CFO dessa tese.

Daniel Levy

Sócio Fundador da L3 Consultoria de Gestão, é executivo sênior com ampla experiência em gestão de finanças, relações com investidores e liderança de projetos globais. Possui formação acadêmica pela Harvard School e foi o ganhador do prêmio Equilibrista IBEF SP em 2014.


Eder da Silva Grande

Formado em Economia com MBA em Finanças pela FGV e MBA em Controladoria pela FIPECAFI / USP. Participação no CFO Program Deloitte 2017, possui carreira de 22 anos nas áreas de finanças (Multilaser, Itautec, Parmalat, Ducoco, Copagaz e Deloitte). Atualmente é CFO na Multilaser Industrial Ltda.

Elisangela Almeida

Profissional de finanças com foco nas áreas de controladoria, planejamento estratégico, desempenho de fabricação e TI. Como head of finance, teve passagem por empresas como a Valeo e a Modec, sendo mentora no programa da ONU Mulheres para o empoderamento econômico das mulheres.

Éneas Pestana

Enéas Pestana & Associados, consultoria dedicada à melhoria da gestão e ao desenvolvimento de empresas em todos os segmentos de negócios, em especial na Industria de Bens de Consumo e Varejo, setor em que possuo mais de 20 anos de experiência e no qual construi minha carreira. Em 2009, foi agraciado com o prêmio Equilibrista do IBEF SP.

Ernesto Schlesinger

Executivo sênior com mais de 25 anos de experiência em finanças e big four. Atua como diretor financeiro nos últimos 14 anos, hoje estando como CFO da companhia Logicalis Brasil.

Felipe Negrão

Profissional em finanças com vasta experiência na área de educação, varejo e saúde. Atua há 10 anos como CFO com passagem pelas companhias Medial Saúde S/A, Grupo IBMEC Educacional S/A e atualmente, como Diretor Financeiro da VIA VAREJO S/A.

Felipe Rugani

Executivo de Finanças com sólida experiência em empresas globais de diferentes segmentos e culturas, com experiência de trabalho nos EUA, Europa e América Latina. Atualmente é CFO na Sodexo.

Fernando Caritá

Executivo com mais de 18 anos de experiência nas áreas de Riscos, Finanças Corporativas e Valuation em segmentos como Bancos, Fundos de Investimentos, Meios de Pagamentos, Automotivo, Mineração, Agronegócios. Atualmente é Diretor Executivo na EY.

Francisco S. M. Cespede

Consultor em Gestão Empresarial, participa de conselhos e comitês de diversas empresas e conduz a F.Cespede Gestão Empresarial. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas (FGV), possui cursos de especialização no Brasil e nos Estados Unidos (Harvard e Stanford). Foi o ganhador do prêmio Equilibrista IBEF SP em 1988.

Gilberto Morais

Diretor Regional e Financeiro para América do Sul da Schenck Processes. Possui formação em accouting pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mais de 15 anos de experiência em funções de gestão, liderando equipes multidisciplinares, culturais, principalmente nas indústrias automotiva e de máquinas.

Gilson de Oliveira Carvalho

Profissional com vasta experiência na carreira de finanças, há mais de 15 anos atuando em companhias multinacionais, hoje como Diretor Administrativo Financeiro (CFO) e Diretor de Relação com Investidores (IRO) na Entrevias Concessionária de Rodovias S/A.

Glaucio Cunha Barros

Diretor Financeiro na NCR Corporation. É Master of Business pela INDEG-ISCTE Executive Education e possui mais de 30 anos de experiência em liderança de Divisões Administrativa-Financeira de empresas multinacionais e nacionais de grande e médio portes, com gerenciamento das áreas de Tesouraria, Contabilidade, Impostos, TI e Jurídico.

Guilherme Perboyre Cavalcanti

Diretor Financeiro na Fibria, com vasta experiência na indústria de papel e produtos florestais, metais e mineração, telecomunicações, mídia e bancos. É Mestre em Economia pela PUC-RJ e foi ganhador do prêmio Equilibrista IBEF SP no ano de 2015.

Gustavo Horta Borba

Mais de 25 anos de experiência nas áreas Financeiras, Administrativas, Comerciais e Industriais, tendo assumido posições de CEO, Diretor Geral, CFO, Diretor do CSC, Controller e Gerente Administrativo-Financeiro. Sólidos conhecimentos nos segmentos: industrial (calçados, alimentos e cosméticos), automotivo (distribuição e revenda de máquinas, equipamentos pesados e caminhões), serviços de comunicação, construção civil, varejo e shopping

Hugo Bethlem

Sócio Diretor na Consapevole Serviços Administrativos e Diretor Geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. É conselheiro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e possui especialização em Gestão e Empreendedorismo em Cornell – USA, Babson – USA e FGV – SP, Estrategia e Conselhos de Administração no IMD – Suiça, Blockchain na Saïd Business School. Foi ganhador do prêmio Equilibrista do IBEF SP no ano de 1991.

Ivan Fischer

Executivo Financeiro com vasta experiência em multinacionais do setor Automotivo, Construção Civil e Químico. Desde 2010 vem atuando como CFO Regional, responsável pelos negócios em conjunto com o CEO. Economista com MBAs em Gestão Empresarial e em Finanças e diversas especializações em instituições no Brasil e no Exterior, incluindo Conselheiro de Administração pelo IBGC e, Finanças e Estratégia pelo Insper.

Jamile Aun

Vice Presidente de Finanças para América Latina e CFO Brasil na Alstom. Formada em Ciências Contábeis, posgraduada em Administração Industrial, MBA em Finanças, Especialização em Gerenciamento de Projetos e Conselho de Administração na Universidade de São Paulo/FIA e Saint Paul. Certificada pelo PMI desde 2009.

José Roberto Lettiere

Diretor Executivo Financeiro e de Relaçôes Com Investidores da Petrobras Distribuidora S.A. Possui mais de 25 anos de experiência em cargos de finanças e administração geral. Carreira desenvolvida em empresas multinacionais e internacionais (Unilever, Imperial Chemical, PepsiCo e Alpargatas). Foi ganhador do prêmio Equilibrista IBEF SP no ano de 2012.

José Renilson da Silva

Há 20 anos atua como Executivo de Finanças e FP&A com sólida experiência em empresas globais, como a CPM BRAXIS – Capgemini e a W. L. Gore, gerenciando também atividades de business support.

José Rogério Luiz

José Rogério Luiz é economista, membro de conselhos de administração e CEO da ITU Partners. Foi executivo em companhias como PwC, Embraer e Citibank. Foi CFO na Antarctica/Ambev, VP executivo e CFO na TOTVS, na qual conduziu o IPO e mais de 30 M&As.

Keyler Rocha

Possui especialização e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor da FEA USP e da Associação Comercial de São Paulo. É presidente do conselho de administração do IBEF SP.

Leandro Rodrigues Hosizawa

Superintendente de Planejamento Financeiro na Suppliercard. Possui MBA em Finanças pela Fundação Getulio Vargas e experiência em planejamento financeiro com um histórico comprovado de trabalho no setor de serviços financeiros. É especialista nas Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), Consolidação, Auditoria Externa, Auditoria e Contabilidade.

Luis Schiriak

Sócio Fundador da EP Capital e Presidente do Conselho de Administração do IBEF São Paulo. Possui vasta experiência internacional de vida e trabalh, sendo ganhador do prêmio Equilibrista do IBEF SP no ano de 2006.

Luiz Murat

Sócio Fundador da LGM Consultores Associados S/S Ltda. Possui 41 anos de experiência profissional para grandes corporações como a Multigrain, Perdigão, Bahia Sul Celulose e Suzano-Feffer. Foi ganhador do prêmio Equilibrista IBEF SP em 1996.

Magali Leite

Executiva com sólida experiência na gestão de empresas brasileiras e multinacionais, dos setores de Telecom, Mídia, Industrial, Editorial e Serviços. É Diretora Executiva e de Finanças na BENEFICÊNCIA PORTUGUESA e Conselheira de Administração do IBEF SP.

Marcela Drehmer

Foi vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Braskem. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade Salvador (FACS) e pós-graduada em Finanças pela Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), ganhou o prêmio Equilibrista do IBEF SP no ano de 2010.

Marcelo Duarte da Cunha

Atualmente é CEO na A Fundação Instituto de Diagnóstico por Imagem – FIDI (operando há 14 anos na saúde pública de São Paulo), onde atuou como CFO por mais de cinco anos. Possui formação pela FIPE em economia e Valuation pela Saint Paul Escola de Negócios.

Marcelo José Pires

Diretor financeiro experiente com um histórico comprovado de trabalho na PwC e Nara Roesler, e atualmente ocupa a posição de Secretário Geral do IBEF SP. Qualificado em Planejamento de Negócios, Orçamento, Finanças, Auditoria Externa, Planejamento Estratégico e Contabilidade, e forte habilidade financeira com MBA focado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Marco Aurélio de Castro

Sócio da PwC Brasil, líder da área de Auditoria e membro do Comitê Executivo que lidera a PwC Brasil. Adicionalmente é membro do Comitê de Liderança Global da área de Auditoria no Network PwC. Anteriormente foi líder das áreas de Finanças e Operações da PwC Brasil, cargo que exerceu logo após concluir o ciclo de oito anos como membro dos Boards Global e Regional da PwC. Por vários anos foi também o Chairman do Board da PwC Brasil. Ao longo de sua carreira ocupou outras posições de liderança, dentre elas a liderança da região Nordeste da PwC Brasil, onde residiu por vários anos. Ingressou na PwC, em São Paulo, em 1984 e foi admitido à sociedade em 1987.
Membro ativo da comunidade profissional, o qual ocupou a cadeira de Presidente do IBEF-SP (Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças), Diretor da Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil, membro da ANEFAC (Associação Nacional de Executivos de Finanças), do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

Marcos Cesar Fracaro

Direção das áreas de Planejamento Financeiro nos segmentos de: Tecnologia, Automotivo, Varejo e Serviços em empresas como: KPMG, EDS, HP, Chrysler, Indra Soluções. Atualmente é CFO da CFO & Compliance Officer na Voith Industrial Services.

Mariangela Ribeiro de Souza e Silva

Profissional de Administração, Finanças, Controladoria e Auditoria, em empresas nacionais e multinacionais como PwC, Ipiranga, Warner Music e Alatur JTB; nos segmentos de serviços, transporte aéreo, viagens, mineração, editorial, indústria elétrica, tecnologia, entretenimento, óleo & gás.

Mario Smarjassi Filho

Experiência mais de 20 anos na área administrativo-financeira, empresas multinacionais, ocupando cargo de CFO(Diretor Administrativo Financeiro) e Controller. Atualmente é Diretor Financeiro na Senior do Brasil Ltda.

Mary Helen Souto

É diretora financeira do Grupo Sorocred, Master of Business Administration (MBA) Área de estudo Financas, Comunicação e RI pela FIPECAFI e MBA em Admintração e Negócios pelo Insper.

Milton Comin

Profissional com 30 anos de experiência em Gestão de Controladoria e Custos desenvolvido em Empresas Multinacionais nos ramos químico, bens de consumo e TI. Atua hoje como Diretor de Finanças na Tech Data Brasil.

Paula Raya

Diretora Financeira na Randstad Brasil. Possui MBA em Finanças pela Université Paris Dauphine, formação estratégica pela London Business School e desenvolvimento de gestão e iderança e gestão pela Fundação Dom Cabral. Experiência com vasto histórico no setor financeiro e de recursos humanos.

Renata Malveira Theil

É CFO, CRO e Compliance Officer da operação da LeasePlan no Brasil com mais de 25 anos de experiência na área Financeira em empresas multinacionais e em Big Four. É membro da Diretoria Vogal do IBEF, diretora da ABEL e presidente do conselho fiscal da ONG Cidadão-pro-Mundo.

Ricardo Humberto Rocha

Doutor em Administração com ênfase em finanças pela FEA-USP, entre outros, atua em projetos voltados para a estruturação de operações financeiras. Trabalhou como executivo no mercado financeiro por 19 anos, é consultor na RHR e professor de programas da Comissão de Valores Mobiliários.

Rodrigo Souza

Sólida experiência como executivo na área financeira em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. CFO da Palimanan Revestimentos Naturais e responsável pela condução das áreas de Controladoria, Contabilidade, Fiscal, Tesouraria, Investimentos, Contas a Pagar e Receber, Faturamento. Responsável por apontar a direção para rentabilidade e retorno do capital dos acionistas, bem como, gerar e medir o desempenho operacional e financeiro.

Rogério Cordeiro

É diretor financeiro na Plural Indústria Gráfica, com mais de 15 anos de experiência na gestão de Finanças Corporativas, envolvendo as equipes de Tesouraria, Controladoria, Contabilidade, Fiscal e Custos, orientado à planejamento e estratégia do negócio.

Roberto Bar

Membro efetivo do IBEF-Rio e consultor para reestruturação de empresas, treinamentos de executivos de finanças. Formado em economia, contando com uma especialização em administração de empresas, contabilidade e finanças. Atuou na cadeira como CFO de empresas nacionais e multinacionais, tais como: General Electric, Exxon, Sperry Rand, Remington, BrainSytems Tecnologia, EMI Music, BMG Ariola e Videolar.

Rubens Batista Junior

Superintendente da 2B Partners, atuou como Presidente do Makro no Brasil. MBA executivo na BSP – Business School São Paulo e possui cursos de extensão pelo IMD (Suiça) e Chicago Booth (EUA). Em 2007 foi agraciado com o troféu Equilibrista pelo IBEF-SP ao Executivo Financeiro do Ano.

Sérgio Diniz

Membro da Diretoria do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros), desde 2009 e reeleito até 2016. E sócio Fundador da Triple A – Advisor, uma butique de Serviços Financeiros focada em Gerência Interina, Reestruturações (Turn-around) e suporte em Aquisições e Fusões (M&A), atuando também como membro de Conselhos. Foi CFO Ipsos, Banco GMAC S.A. Outra fator relevante, que o candidato foi Eleito “”CEO do Futuro”” em 2003 pela Revista Você S.A., Korn Ferry Internacional e FIA/USP.

Silvia Valente

Atua como Diretora Financeira desde 2011 Goldman Sachs desde 2010, sendo responsável pelo departamento de Controladoria. Adicionalmente, participa como membro do Comitê de Riscos, do Comitê de Capital e atua como membro qualificado do Comitê de Auditoria, bem como em importantes projetos de implementação de negócios. Teve com passagens por instituições renomadas ao longo de sua carreira, como os bancos Morgan

Stania Lopes Morais

Executiva Financeiro Sênior com vasta experiência profissional na área financeira em indústrias multinacionais, responsável por áreas de Planejamento Financeiro, Auditoria e Gerenciamento de Riscos. Atualmente é CFO da Ciena, empresa de infraestrutura telecom.

Thiago Baptista da Silva

Head de Finanças, Controladoria e Facilities na ANBIMA. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Auditoria & Contabilidade Financeira pela Faculdade Machado Sobrinho e mais de 15 anos de experiência profissional em posições relacionadas às áreas Auditoria, Controladoria e Finanças.

empresas mantenedoras

membros corporativos

apoio

parceiro estratégico