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Educação Continuada ECC

Tutorial da Educação Continuada EAD do IBEF-SP

Programa de Certificações

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF-SP torna público os critérios do Programa de Educação Continuada do IBEF SP para as certificações CFO(BR)®IBEF TESOUREIRO® – IBEF CONTROLLER®. Este documento é dirigido aos profissionais certificados pelos programas que visam aprimoramento e a renovação de suas certificações, de modo a cumprir com os quesitos aqui pré-estabelecidos.

1. INTRODUÇÃO

Para renovar a certificação os profissionais certificados deverão submeter-se ao Programa de Educação Continuada do IBEF-SP. O Instituto, reconhecendo que a atividade dos executivos em finanças requer contínuo aperfeiçoamento profissional, considera a Educação Continuada requisito fundamental para a manutenção do direito de uso das logomarcas “CFO(BR)®, IBEF TESOUREIRO® e IBEF CONTROLLER®”.

O contínuo aperfeiçoamento permite indicar ao mercado corporativo que o(a) profissional está apto(a) a exercer suas funções. Para tanto deve comprovar sua atualização por meio de cursos, seminários e outras atividades relacionadas neste manual. Muito embora o Instituto, dentro de suas atividades estatutárias, ofereça diversos cursos e seminários, o(a) profissional terá livre escolha das instituições de ensino e de mercado, para o seu processo de educação continuada.

As informações contidas neste manual deverão ser observadas por todos(as) os(as) CFO’s, Tesoureiros(as) e Controllers e pelas instituições de ensino e/ou organizadoras de cursos. Para esclarecimentos adicionais entre em contato pelo telefone (11) 3016-2121.

2. REQUISITOS

O Instituto é responsável pela verificação e controle da quantidade de créditos válidos como educação continuada. Do extrato individual de cada “CFO(BR)®, IBEF TESOUREIRO® e ou IBEF CONTROLLER®”, somente deverá constar programas de educação continuada que:

  • Estejam relacionados a um ou mais tópicos listados no Programa de Certificação do IBEF SP;
  • Contribuam para o desenvolvimento e crescimento profissional do(a) membro Certificado;
  • Sejam conduzidos ou ministrados por profissionais qualificados;
  • Tenham um conteúdo programático atualizado;
  • Tenham pelo menos 90 (noventa) minutos de duração.

2.1- O(a) profissional certificado(a) deve cumprir 36 (trinta e seis) créditos de educação continuada no período de 2 (dois) anos. Qualquer atividade que o(a) profissional tenha participado e julgue relevante como crédito válido, poderá ser enviada para análise. O IBEF-SP se reserva o direito de avaliar caso a caso.

2.2 – As atividades realizadas deverão ser inseridas no extrato do(a) profissional certificado(a) para avaliação de sua carga horaria e créditos submetidos.

Nota: exclusivamente os(as) profissionais certificados(as) no biênio 2018-2020 deverão consultar o Departamento de Certificação sobre a quantidade de créditos.

3. PRAZOS E RESPONSABILIDAES DE COMPROVAÇÃO DE CRÉDITOS

A cada período de 2 (dois) anos o(a) profissional certificado(a) deve comprovar a participação em cursos, seminários, congressos ou outras atividades que representem, no mínimo, 36 (trinta e seis) créditos de dedicação a atualização profissional. A fim de facilitar os controles por parte dos participantes o IBEF SP disponibiliza a “Planilha de registro de atualização da educação continuada”, para o apontamento das atividades desenvolvidas.

O IBEF-SP terá o prazo de 30 (trinta) dias para validar ou não os créditos lançados pelos certificados, tendo este profissional o mesmo período – antes do término da vigência de sua certificação, como o prazo para envio da documentação que comprove o cumprimento de créditos (cópias digitalizadas dos respectivos diplomas / certificados de participação). A documentação deverá ser encaminhada ao Departamento de Certificação do IBEF-SP por meio do endereço eletrônico [email protected].

Serão aceitos os lançamentos de eventos realizados pelos profissionais certificados a partir da data de sua aprovação. Qualquer participação em cursos, seminários, congresso ou outras atividades que contabilizam créditos com data anterior a emissão do certificado não serão validados e contabilizados.

Observação: Dentro do período de 30 (trinta) dias para o fim da vigência da certificação serão contabilizados os créditos provenientes dos cursos e eventos em andamento, uma vez que o candidato comprove sua participação no curso/ evento.

Cabe salientar que os créditos não são cumulativos e que a cada ciclo de renovação das certificações do IBEF SP os participantes serão reiniciados junto da vigência da nova certificação.

3.1- Tópicos listados no Programa de Certificação do IBEF SP

Para a validação e atribuição de créditos devidos aos cursos, seminários e outras atividades, eles deverão versar sobre os tópicos listados no “Programa de Certificação do IBEF SP”.

 Soft SkillsHard Skills
        Assuntos ExploradosAccountability – Autonomia e ownership; Aplicações de Estatística e Inteligência Artificial para Finanças; Aplicações De Estatística para Tomada de Decisão; Burnout; Apresentações Eficazes; Pensamento estratégico; Estratégia, Inovação e Disrupção; Finanças e Estatística para Inovar e Empreender; Formação de Líderes de Transformação Digital; Liderança E Inovação Em Negócios Digitais; Liderança e Pessoas; Liderança Empreendedora; Métodologia ágil; Pensamento Sistêmico e Criativo; Gestão Da Inovação; Resiliência na Liderança; Riding Through Caos.Business Analytics: Análise De Dados em Ambientes; Corporativos; Controladoria, IFRS, Gestao De Custos e Contábil; FP&A / Planejamento e Orçamento; Gestão De Riscos / Compliance; Governança Corporativa, Ética e Compliance; Sustentabilidade; Legislação e Planejamento Tributário; MBAs e especializações (nacionais e internacionais); Mercado De Ações/ Capitais e Análise De Investimentos (RI); Planejamento Estratégico, Business Plan e RPA – Robotização De Processos; Proteção De Dados e Impactos Nos Negócios; Startups: Modelos Societários e Capitalização; Boa Governança; Técnologia e Inovação; Tesouraria, Follow-on e securitização; Operações/ Estratégia Finaceira, Cash Management; Valuation (M&A).

3.2- Créditos para Aquisição de Conhecimento

Serão considerados os seguintes subitens para os créditos de “Aquisição de Conhecimento” cujo conteúdo esteja listado no Programa de Certificação também serão aceitos na educação continuada:

  1. Cursos e ou eventos realizados em instituições nacionais e ou internacionais
  2. Cursos realizados nas dependências das empresas, (in company)
  3. Cursos à distância (E-learning e In-company)
  4. Participação de Professores ou Palestrantes certificados como instrutor, palestrante, moderador em cursos e seminários voltados para assuntos relacionados ao Programa de Certificação
  5. Participação em Comitês e Comissões de Entidades representativas
  6. Atuação como Conselheiro de Administração e Fiscal

TABELA – AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO (CURSOS, EVENTOS, SEMINÁRIOS E PARTICIPAÇÕES)

DESCRIÇÃOCARGA HORÁRIAQTE CRÉDITOS
Webinars técnicos promovidos pelos Comitês do IBEF2 horas*2 Créditos
Webinars Certificados IBEF2 horas*2 Créditos
Outros Webinars2 horas*1 Crédito
Cursos e treinamentos profissionais (abertos, in company, online/a distância)Mínimo de 2 horas1 Crédito
Cursos de graduação, extensão e pós-graduação (MBAs, mestrado, doutorado etc.)8 créditos por disciplina
Eventos técnicos e profissionais (conferências, seminários, palestras, fóruns, debates, congressos, painéis, simpósios, encontros nacionais e internacionais)Mínimo de 2 horas1 Crédito
Participação em Comitês, Comissões de Entidades representativas e ConselhosMínimo de 2 horas1 Crédito
Eventos IBEF SP2 horas*2 Créditos
Outros eventos2 horas*1 Crédito
Total Créditos obrigatórios para renovação36 créditos/ 2 anos

Total Créditos obrigatórios para renovação 36 créditos/ 2 anos

*Nota: Webinars e eventos serão considerados respeitando o tempo mínimo estipulado para duração (1h30min).

Como sugestão do Comitê de Educação Continuada do Instituto disponibilizamos a “Grade de Cursos e Eventos” (VIDE ANEXO 1 deste documento), sendo o rol elencado de caráter consultivo e de livre escolha dos participantes. As informações sobre instituições que oferecem os cursos e carga horária podem ser requeridas pelo e-mail [email protected].

Caso o comitê julgue necessário, também serão solicitadas atualizações de documentos para nova avaliação.

Informações adicionais também poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected].

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