Advocacy
As mudanças organizacionais, ocorridas nas últimas décadas, lançaram luz sobre a importância da eficiência – tanto na gestão pública, quanto na privada – como vetor de desenvolvimento que afeta diretamente a sociedade, contribuindo para a melhoria dos produtos e serviços a ela oferecidos.
O princípio da eficiência exige que a atividade econômica seja exercida com presteza e perfeição, para obtenção de resultados positivos e atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. Tal princípio resulta numa gestão mais transparente e profissional, com ações que visam o atendimento das demandas, anseios e necessidades da sociedade. Determinar os objetivos e, em seguida, escolher os meios certos de alcançar esses objetivos; melhorar a resolução de problemas, tornando mais eficiente e eficaz o gerenciamento e a execução de políticas pré-definidas; trazer mais transparência e clareza aos processos de gestão; fiscalizar melhor as atividades desenvolvidas, os recursos empregados e os serviços direcionados ao público. Essas são atribuições típicas do(a) Executivo(a) de Finanças!
Por essa razão é que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF-SP advoga a causa da “Eficiência Empresarial”.
Compreendendo que Advocacy é o ato de identificar, adotar e divulgar uma causa, num esforço permanente para moldar a percepção pública e promover mudanças sócio-econômicas, o IBEF SP sustenta seu Advocacy em três pilares:
- Economia (com foco em temas ligados a finanças);
- Ética (com foco em compliance); e
- Reformas (com foco naquelas que tem impacto empresarial).
O termo “eficiência empresarial” traduz a relação entre resultado obtido versus recursos empregados ou, ainda, a relação entre entrega e esforço. Ninguém está mais equipado do que o(a) Executivo(a) de Finanças, para abordar essas relações com propriedade e conhecimento de causa. Junte-se a nós nesta jornada!
Carta aberta sobre a Proposta de Reforma Tributária
PEC 45/2019 – Câmara dos Deputados
PEC 110/2019 – Senado Federal
O IBEF-SP tem acompanhado as discussões envolvendo as Propostas de Reforma Tributária, em especial, as promovidas pela PEC 45/2019, que está pronta para ser pautada no Plenário da Câmara dos Deputados, e pela PEC 110/2019, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal; assim como as discussões do Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária, criado em fevereiro de 2023, na Câmara dos Deputados, sob coordenação do Deputado Reginaldo Lopes e relatoria do Deputado Aguinaldo Ribeiro.
Considerando o Texto Preliminar da Reforma Tributária apresentado por esse grupo de parlamentares no dia 22 de junho último, acreditamos que o propósito da Reforma Tributária é legítimo em razão da complexidade do sistema tributário atualmente em vigor, que gera: (i) insegurança jurídica aos contribuintes em razão das dúvidas na aplicação das normas tributárias e cumprimento das obrigações acessórias; e (ii) um contencioso tributário judicial e administrativo sempre crescente em face de exigências, muitas vezes, indevidas pelo Fisco.
Grupo de Trabalho sobre Reforma Tributária – Comissão de Tributos – IBEF-SP
Meily Franco – Vice-Presidente das Comissões Técnicas
Membros do GT:
Gersoni Munhoz – Líder da Comissão de Tributos
Fernanda Pazello
Tatiana Migiyama
Valdirene Lopes Franhani
São Paulo, 28 de junho de 2023
Ataque à democracia brasileira
NOTA CONJUNTA DE REPÚDIO
A APIMEC Brasil, o IBEF-SP, o IBGC e o IBRI, diante do ataque à democracia brasileira perpetrado neste domingo 8 de janeiro de 2023, com cenas de vandalismo e desrespeito às instituições nacionais vêm a público manifestar seu absoluto repúdio a tais atos.
Destaque-se que a instabilidade política e o ataque às instituições nacionais, independentemente do espectro político de que partam, inevitavelmente levam à deterioração da imagem e à consequente destruição de valor do mercado de capitais brasileiro, tanto junto a investidores internos, como externos.
Precisamos apaziguar o País, e, neste sentido, o Estado e todos os atores sociais devem se congregar para um entendimento comum, no que lhes competir, de forma justa e equilibrada. Queremos a volta da normalidade e da confiança para que o país seja atrativo a investimentos que promovam desenvolvimento econômico e social.
São Paulo, 9 de janeiro de 2023
Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil
APIMEC Brasil
Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças São Paulo
IBEF-SP
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
IBGC
Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
IBRI
Responsabilidade Fiscal
em 17 de Março de 2023
Lei das Estatais: meia década de avanços se esvai
Temos acompanhado com preocupação as tentativas de flexibilização da Lei das Estatais, um dos maiores avanços institucionais de governança na história do Brasil. É com pesar que assistimos estes temores se consolidarem em meio a uma institucionalização do retrocesso que desconsidera sua comprovada eficácia e as diversas lições aprendidas nos últimos anos.
IBEF-SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo
Responsabilidade Fiscal
Em 15 de dezembro de 2022
Responsabilidade Fiscal
Nós do IBEF-SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, seccional São Paulo, em diálogo com o novo governo, após o envio aos então candidatos(as) à Presidência da República de nossa carta com propostas para aumentar a eficiência empresarial no Brasil – tema do nosso Advocacy -, reforçamos nosso posicionamento em defesa da disciplina fiscal.
IBEF-SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo
Nota de repúdio sobre projeto que visa alterar Lei das Estatais.
Em 14 de dezembro de 2022
Nota de repúdio – Alteração do artigo 17 da Lei das Estatais e do artigo 8-A Lei das Agências Reguladoras
Diante da aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 2.896/2022, que altera os artigos 17 e 93 da Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais) e o art. 8-A da Lei nº 9.986 (Lei das Agências Reguladoras), organizações abaixo assinadas ressaltam (veja o anexo)
IBEF-SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo
Carta do IBEF-SP aos Presidenciáveis.
Em 01 de setembro de 2022
Carta aberta aos Presidenciáveis
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo, apresentamos um conjunto de proposta para as candidatas e os candidatos à Presidência da República. Nosso desejo é contribuir para a inserção de temas que fomentem a “Eficiência Empresarial” – causa advogada pelo instituto – nos programamos de governo e debates sobre o futuro do Brasil.
Luciana Medeiros
Presidente da Diretoria Executiva
Meily Franco
Vice-Presidente de Comissões Técnicas
IBEF-SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo
Posicionamento do IBEF-SP referente a reforma tributária.
Em 11 de agosto de 2021
Posicionamento contrário à reforma que aumenta a carga tributária e gera maior complexidade para as empresas brasileiras.
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) vem a público manifestar seu repúdio ao conteúdo do projeto de reforma tributária elaborado pelo governo, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
Como parte do seu papel, o IBEF-SP defende uma reforma que possibilite mais eficiência e competitividade para as empresas brasileiras, e não, como resultaria o atual projeto, o aumento da carga tributária e da complexidade para quem empreende no País.
Luciana Medeiros
Presidente da Diretoria Executiva
Meily Franco
Vice-Presidente de Comissões Técnicas
IBEF-SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo