IPO – Processo de Abertura de Capital

  1. Carga Horária: 9 horas
  2. Período: 03/05, 10/05, 17/05
  3. Dias da Semana: terças-feiras
  4. Horário: 19h15min – 21h15min
  5. Investimento: Total: R$: 950,00 Associado R$:1.100,00 Não Associado

Metodologia:

Aulas 100% síncronas pela plataforma disponibilizada pelo IBEF-SP, com exposição dialogada e casos práticos para discussão. Com possível aplicação de Pré teste relativo a perguntas abertas e de múltipla escolha.

Sobre o curso: Preparamos um curso sobre IPO – Processo de abertura de capital para os interessados que buscam entender a dinâmica dos processos da abertura de capital.

No mercado de capitais, o IPO é considerado um fato que representa uma mudança importante no rumo dos acontecimentos para as empresas em geral, principalmente para aquelas que possui ambição de crescer e se tornarem grandes. Isso pois, ao fazer uma oferta deste tipo, elas abrem mão de parte de sua operação para captar acionistas. Em outras palavras, quem compra os papéis negociados na bolsa também se torna dono de uma parte do negócio.

Nos últimos anos, o mercado tem apresentado tendências de evolução em relação aos IPO’s. Caso as tendências se confirmem, será mais um ano com um número elevado de empresas abrindo capital na B3. É o momento em que uma empresa passa a negociar ações na Bolsa de Valores, permitindo que qualquer pessoa se torne acionista. Para alguns investidores, os IPOs são grandes oportunidades para comprar ações e lucrar com sua posterior valorização. Portanto, trazemos pontos fortes como objetivo a ser traçado neste curso, tais como:

  • Exigências ao IPO;
  • Quem são os envolvidos;
  • Documentação necessária;
  • Obrigações necessárias perante órgãos reguladores após IPO;
  • Exigências dos investidores;
  • Como podemos precificar e quais informações são consideradas pelos investidores.

 

Conteúdo Programático:

Curso baseado nas regulamentações exigidas pelos órgãos reguladores (CVM, B3) e nas boas práticas de governança corporativa e aliados aos insights de executivos sobre o tema Processo de Abertura de capital. Assim, os tópicos explorados neste curso serão:

  1. Preparação:conceitos e motivações para IPO, agentes envolvidos no processo, contexto regulatório – (registro de companhia aberta na CVM, Oferta pública das ações – Instruções CVM 400 e 476, Listagem junto a B3, Segmentos Especiais de Governança Corporativa, Documentos de Oferta/Entrega de documentos à CVM e Período de silêncio e de bloqueio), e Cronograma para o IPO.
  2. A Oferta: Estrutura da oferta – (primária e secundária), Execução do IPO, Bookbuilding, Green Shoe/Hot Issue e estabilização, Negociação pós IPO – (informações da companhia sobre negócios, restrições da empresa e executivos), Formador de Mercado e Abertura de Capital nos Estados Unidos – (motivações)
  3. Dia a Dia de Companhia Aberta: O que muda após o IPO, Divulgação de Informações, Fato relevante e aviso ao mercado , Demonstrações Financeiras anuais e trimestrais (prazos e cuidados), Informe de Governança e a demanda dos investidores
  4. Precificação do ativo: Fundamentações e Conceitos para cálculo da precificação da empresa (valuation), métricas de avaliação mais utilizada para este processo e apresentação da lógica dos investidores.

 

Quórum mínimo de 12 candidatos matriculados para realização do curso

 

O IBEF-SP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso

Formulário de Inscrição