Educação

IPO – Processo de Abertura de Capital

APRESENTAÇÃO:

Preparamos um curso sobre IPO – Processo de abertura de capital para os interessados que buscam entender a dinâmica dos processos da abertura de capital.

No mercado de capitais, o IPO é considerado um fato que representa uma mudança importante no rumo dos acontecimentos para as empresas em geral, principalmente para aquelas que possui ambição de crescer e se tornarem grandes. Isso pois, ao fazer uma oferta deste tipo, elas abrem mão de parte de sua operação para captar acionistas. Em outras palavras, quem compra os papéis negociados na bolsa também se torna dono de uma parte do negócio.

Nos últimos anos, o mercado tem apresentado tendências de evolução em relação aos IPO’s. Caso as tendências se confirmem, será mais um ano com um número elevado de empresas abrindo capital na B3. É o momento em que uma empresa passa a negociar ações na Bolsa de Valores, permitindo que qualquer pessoa se torne acionista. Para alguns investidores, os IPOs são grandes oportunidades para comprar ações e lucrar com sua posterior valorização. Portanto, trazemos pontos fortes como objetivo a ser traçado neste curso, tais como:

  • Exigências ao IPO;
  • Quem são os envolvidos;
  • Documentação necessária;
  • Obrigações necessárias perante órgãos reguladores após IPO;
  • Exigências dos investidores;
  • Como podemos precificar e quais informações são consideradas pelos investidores.

O conteúdo programático do curso foi desenvolvido baseado nas regulamentações exigidas pelos órgãos reguladores (CVM, B3) e nas boas práticas de governança corporativa e aliados aos insights de executivos sobre o tema Processo de Abertura de capital. Assim, os tópicos explorados neste curso serão:

  1. Preparação: conceitos e motivações para IPO, agentes envolvidos no processo, contexto regulatório – (registro de companhia aberta na CVM, Oferta pública das ações – Instruções CVM 400 e 476, Listagem junto a B3, Segmentos Especiais de Governança Corporativa, Documentos de Oferta/Entrega de documentos à CVM e Período de silêncio e de bloqueio), e Cronograma para o IPO.
  2. A Oferta: Estrutura da oferta – (primária e secundária), Execução do IPO, Bookbuilding, Green Shoe/Hot Issue e estabilização, Negociação pós IPO – (informações da companhia sobre negócios, restrições da empresa e executivos), Formador de Mercado e Abertura de Capital nos Estados Unidos – (motivações)
  3. Dia a Dia de Companhia Aberta: O que muda após o IPO, Divulgação de Informações, Fato relevante e aviso ao mercado , Demonstrações Financeiras anuais e trimestrais (prazos e cuidados), Informe de Governança e a demanda dos investidores
  4. Precificação do ativo: Fundamentações e Conceitos para cálculo da precificação da empresa (valuation), métricas de avaliação mais utilizada para este processo e apresentação da lógica dos investidores.

Adriana Sanches

Administradora de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem pós-graduação em Finanças Corporativas pela FGV e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Participou do curso da pós MBA da Saint Paul para Conselheiras de Administração e dos Módulos Internacionais na ESMT de Berlin e na London School of Economics, e  cursos do IBGC para membros de Conselho Fiscal e de Comitê de Auditoria.Atuou na área de Planejamento Financeiro e na corretora do então Banco Nacional / Unibanco antes de chegar à B3. Na Bolsa de Valores, trilhou uma carreira de mais de 20 anos desempenhando diversas funções, com destaque para: Estruturação dos Segmentos de Listagem com Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa (Novo Mercado), Prospecção de Empresas, Relacionamento com Empresas Listadas, Relacionamento com Investidores Estrangeiros e Desenvolvimento de Produtos. Deixou a B3 em 2017, como Superintendente de Relacionamento com Estruturadores de Ofertas, e hoje é uma das sócias fundadoras da ACE Governance.

 

Edna Holanda

Economista com experiência de 25 anos no setor financeiro e de mercado de capitais, tendo atuado nas áreas de crédito, investimentos e na bolsa de valores. Nos últimos 15 anos orientou empresas não listadas em bolsa nos aspectos relacionados à Governança e Sustentabilidade, preparando-as para captação de recursos utilizando-se dos produtos de mercado de capitais, em especial debêntures e emissão de ações. Pós-graduada em Economia Empresarial, especializada em Administração Financeira pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com curso de Conselheiro de Administração no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Pós-MBA Advanced Boardroom Program for Women pela Saint Paul. É sócia co-fundadora da ACE Governance, membro nos Comitês de Auditoria da GranBio e da One7 e membro suplente no Conselho Fiscal da Locaweb.

Marcela Galeno

Mestre em Administração na área de Finanças pela FEA-USP e graduação em Administração de Empresa pela FEA-USP. Atualmente é professora da Saint Paul. As suas áreas de interesse são Apreçamento de Ativos, Custo de Capital, Estrutura de Capital, Produtos Financeiros e Análise de Investimentos. Atualmente atua como gestora de Fusões e Aquisições Global da Votorantim Cimentos.

O IBEF SP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso

NOME DO CURSO: IPO – Processo de Abertura de Capital

CARGA HORÁRIA: 9 horas

PERÍODO: 16, 23, 30 de Junho/2021

DIAS DA SEMANA: quarta-feira

HORÁRIO: 19h15 – 22h15

INVESTIMENTO TOTAL:

Associado – R$ 620,00

Não Associado – R$ 810,00

 

FORMAS DE PAGAMENTO: Cartão de Crédito, Boleto Bancário, Deposito

METODOLOGIA: Aulas remotas, com transmissão ao vivo por plataforma disponibilizada pelo IBEF SP, com exposição dialogada e casos práticos para discussão. Aplicação de Pré teste com perguntas abertas e análise de casos práticos.

METODOLOGIA: Aulas remotas, com transmissão ao vivo por plataforma disponibilizada pelo IBEF SP, com exposição dialogada e casos práticos para discussão. Aplicação de Pré teste com perguntas abertas e análise de casos práticos e insights sobre possibilidades de desenvolvimento de novas habilidades emocionais.

Faça já sua inscrição pois as vagas são limitadas