Conheça os finalistas do 14° Prêmio Revelação em Finanças

outubro 18, 2017 3:25 pm Publicado por

Mais de 40 executivos participaram do almoço com os finalistas

Três trabalhos em equipe concorrem ao troféu do 14° Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP. Os finalistas apresentaram seus projetos, nesta quarta-feira (11), e foram avaliados por um grupo de executivos formado por membros da Banca Examinadora e do Corpo Diretivo do IBEF SP. O Prêmio é patrocinado pela KPMG Brasil.

A edição de 2017 foi marcada por recordes, destacou o líder da Banca Examinadora do Prêmio, Luiz Roberto Calado. O primeiro foi a quantidade de trabalhos inscritos: 40 no total. O segundo se refere ao número de membros da Banca Examinadora, composta neste ano por 35 CFOs de empresas líderes em vários segmentos de atuação. O terceiro foi o número de mais de 40 executivos que compareceram ao almoço com os finalistas.

Luis Carlos Cerresi, um dos coordenadores da Banca, ao lado de Helena Pécora e José Vinicius de Oliveira Alves, ressaltou o alto nível de qualidade dos trabalhos avaliados.

João Henrique Alves de Oliveira, Rodrigo de Freitas Maroja e Zalan Reis Lima (Cabify)

Confira os três finalistas:

– “Quando 1+1=3. Os desafios de PMI (post-merger-integration) na Aliança Estratégica Easy e Cabify”. Autores: Rodrigo de Freitas Maroja, João Henrique Alves de Oliveira e Zalan Reis Lima, da Cabify. Rodrigo Maroja explicou como se deu o processo de PMI, iniciado em junho deste ano. A inovação possibilitou recorde de faturamento às marcas Easy e Cabify, aplicativos de transporte, que uniram suas operações na América Latina.

“A área de prevenção a fraudes está entre as que geraram resultados mais rápido dentro do PMI”, ressaltou Rodrigo Maroja. “A troca de experiências e melhores práticas entre as duas empresas possibilitou redução significativa de fraudes, e previsão de economia de milhões de reais para o

Renato Felippe de Abreu Rossi, Elisabeth Zimmerman e Marcio Silveira (Elektro)

próximo ano. A ideia é que a Cabify e a Easy continuem a trabalhar juntas para desenvolver inovações nessa área”.

– “Rentabilidade Base Zero”. Autores: Renato Felippe de Abreu Rossi, Marcio Silveira e Elisabeth Zimmerman, da Elektro. O trabalho, apresentado por Renato Rossi, mostrou como a metodologia inovadora em processos evoluiu a maneira como a diretoria financeira, da empresa distribuidora de energia, participa da estratégia empresarial.

“Baseados nessa metodologia, apresentamos um plano para o acionista demonstrando que com 85% a mais de investimentos na empresa, seria possível obter um aumento de 20% da rentabilidade”, destacou Rossi. Ele acrescentou que por sua essência simples, a metodologia é aplicável a empresas de pequeno, médio e grande porte.

Douglas de Assis, Fernanda Hendges Siufi e Fernando Maskobi (Walmart.com)

– “The Working Capital Strategy”. Autores: Douglas de Assis, Fernando Maskobi e Fernanda Hendges Siufi, do Walmart.com. O trabalho engloba o conjunto de iniciativas realizadas pelo e-commerce visando uma mudança cultural voltada para a sustentabilidade financeira.

“Com essa iniciativa, obtivemos aumento de rentabilidade, ganhamos mais de 30 dias em ciclo financeiro, reduzimos os parcelamentos e, por consequência, agregamos mais valor ao acionista”, destacou Fernando Maskobi. Ele adicionou que a postura do Walmart.com, buscando a preservação do fluxo de caixa, tem estimulado mudança de comportamento em outros players da indústria.

Charles Krieck, CEO da KPMG Brasil, ressaltou que os trabalhos finalistas foram ao encontro do objetivo do Prêmio Revelação em Finanças, demonstrando que é possível ter inovação e novas ideias nessa área. “Temos orgulho enorme de patrocinar esse prêmio. Tivemos a honra de idealizá-lo junto com o IBEF SP, há 14 anos, e acreditamos que tem tudo a ver com a missão do Instituto de ser a Casa do CFO, reconhecendo os jovens talentos de finanças”.

Avaliação

Os candidatos realizaram a apresentação oral de seus trabalhos por 10 minutos, e foram sabatinados por adicionais 10 minutos pelos executivos presentes, a respeito de aspectos dos trabalhos defendidos. Esta etapa conta pontos importantes para a avaliação final.

O primeiro colocado será anunciado na cerimônia de premiação, marcada para dia 30 de outubro, no hotel Unique.

Premiação

O troféu “Revelação em Finanças”, criado pelo artista Osni Branco, será entregue ao primeiro colocado.
Os prêmios incluem: R$ 15 mil em dinheiro; certificado “Revelação em Finanças”; uma bolsa para curso de MBA Executivo em Finanças, realizado pela Saint Paul Escola de Negócios em parceria com o New York Institute of Finance; cortesia para o 34° Encontro Socioesportivo, com direito a acompanhante; e associação gratuita ao IBEF SP por um ano (para associados, isenção por 18 meses).

Apresentação do trabalho da Cabify

Apresentação do trabalho da Elektro

Apresentação do trabalho do Walmart.com