Trio do Walmart.com vence o 14º Prêmio Revelação em Finanças

outubro 31, 2017 3:29 pm Publicado por

Da esq. p/ dir.: Luiz Calado, ao lado d​o CFO Luis Cerresi, os vencedores Fernanda Siufi, Fernando Maskobi e Doulgas de Assis, e o CEO Paulo Silva (Walmart.com)

A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (30), no hotel Unique. A iniciativa reconhece trabalhos inovadores na área financeira realizados por jovens executivos, de até 35 anos de idade.

¨Nos 14 anos de existência da premiação, temos revelado grandes talentos. Executivos que hoje são diretores e presidentes de empresas¨, destaca Luiz Calado, presidente do Prêmio Revelação em Finanças. A iniciativa tem patrocínio da KPMG e conta com o apoio da Saint Paul Escola de Negócios, da Kroton Educacional, do Estadão e da Agência Estado.

Douglas de Assis, Fernando Maskobi e Fernanda Hendges Siufi foram os primeiros colocados da edição 2017. O trio, da empresa Walmart.com, venceu com o trabalho “The Working Capital Strategy”.

Para Fernando Maskobi, o prêmio é uma contribuição para o desenvolvimento da carreira, mas também um reforço ao modelo de gestão de caixa da empresa. “É uma honra receber esse prêmio com essa audiência de peso. Também é uma satisfação ter concorrentes com trabalhos incríveis, feitos por times muito competentes. Por isso, também quero agradecer aos concorrentes”.

Na mesma linha, Fernanda Siufi disse que além do reconhecimento do trabalho da equipe da Walmart.com, o

Entrega de prêmios: Adriano Mussa (Saint Paul Escola de Negócios), equipe vencedora, Luiz Calado, Charles Krieck (KPMG) e Rogério Menezes (IBEF SP)

prêmio é uma contribuição muito importante para o desenvolvimento da carreira em função da visibilidade da premiação. “Temos a oportunidade de ser avaliados por diversos CFOs. Estou muito feliz de ter participado e ter vencido”, declarou Fernanda, ao destacar a qualidade dos trabalhos dos concorrentes.

“O fato de a avaliação ser realizada por importantes executivos do mundo financeiro demonstra que estamos no caminho certo. Esse prêmio nos dá mais forças para continuarmos complementando o nosso trabalho com novos projetos que façam diferença dentro da companhia”, ressaltou Douglas de Assis. Ele disse que o prêmio é para toda equipe do Walmart.com, especialmente para o time da área de finanças.

Aumento de rentabilidade

O trabalho vencedor envolve um conjunto de iniciativas realizadas pelo e-commerce visando uma mudança cultural voltada para a sustentabilidade financeira. “Não há como pensar na estratégia do negócio sem pensar no caixa da organização. Essa foi a ideia do projeto”, destacou Fernando Maskobi. Com a iniciativa, a empresa aumentou a

Finalistas homenageados com menções honrosas – Elektro e Cabify​

rentabilidade, ganhou mais de 30 dias em ciclo financeiro, reduziu os parcelamentos e, com isso, agregou mais valor ao acionista.

O CFO do Walmart.com, Luis Carlos Cerresi, disse que esse prêmio é muito importante, pois a empresa já tem essa cultura de fomentar inovação e desenvolvimento de ideias para superar desafios. “Estou muito contente com esse resultado porque tenho incentivado os membros da organização a serem business partners de verdade”, disse o executivo, ao informar que o Walmart.com enviou seis trabalhos de diferentes áreas de finanças neste ano.

Abertura do evento e palestra com CEO da Amazon Brasil

O 1.º vice-presidente do IBEF SP, Rogério Menezes, foi responsável pela abertura do evento. Ele disse que o clima da premiação é de tradição. “Eu já fui jurado do Prêmio em outras edições. Conheço alguns concorrentes deste ano e

Palestra com Alex Szapiro, CEO da Amazon Brasil

executivos que participaram de eventos anteriores”, declarou Menezes, que, em seguida, apresentou o principal palestrante do evento.

O presidente da Amazon Brasil, Alex Szapiro, destacou, no início da sua apresentação, que a empresa não é apenas uma varejista, mas também uma companhia de tecnologia, ao lembrar que é responsável pelo Kindle, leitor de livros digitais desenvolvido por uma de suas subsidiárias. Ele lembrou que a Amazon inovou ao adotar o sistema de compras marketplace, portal de e-commerce colaborativo.

O executivo abordou as estratégias de lançamento de produtos e observou que a empresa não utiliza o formato one-size-fits-all, já que cada país tem a liberdade de resolver as suas questões. Szapiro ainda deu exemplos de algumas das estratégias da Amazon para a entrega de produtos em tempo reduzido. Hoje, por exemplo, a empresa conta com uma frota exclusiva de aviões destinada a entregar produtos aos clientes de outros continentes em até 72 horas.

Charles Krieck, CEO da KPMG Brasil, anuncia vencedores

Szapiro ainda tratou do criterioso sistema de contratação de pessoal. Mas destacou: “A cultura da falha é bem vista na empresa, mas é preciso saber desenvolver soluções para os problemas”.

Patrocinador e apoiador

O CEO da KPMG no Brasil, Charles Krieck, agradeceu a oportunidade de a empresa ser patrocinadora da premiação desde a primeira edição do evento. “Esse prêmio tem tudo a ver com o que a gente acredita: inovação, aposta nos jovens e busca por resolução de problemas. É um reconhecimento de quem está efetivamente começando a carreira e tem ideias inovadoras”.

Para Krieck, todos os finalistas foram vencedores por participarem de uma competição com 40 trabalhos de altíssimo nível e passarem pelo crivo de uma banca exigente e competente. “Também é importante destacar as

Frederico Brito e Abreu, CFO da Kroton

empresas que deram suporte às equipes, especialmente a Cabify, a Elektro e a Walmart.com”.

O CFO da Kroton Educacional, Frederico Abreu, agradeceu a todos os envolvidos na premiação e mencionou que essa é a primeira vez que a empresa participa como apoiadora do evento. “Esse é um prêmio para o reconhecimento do trabalho, do time e da empresa. Mas também é um incentivo à inovação e à geração de valor. Ao mesmo tempo, incentiva a todos os executivos a buscar impacto nos negócios. O prêmio também está alinhado ao objetivo da Kroton, que por meio da educação busca ajudar a transformar a vida das pessoas que estudam nas nossas instituições. Dessa forma, essas pessoas, de forma direta ou indireta, podem transformar a sociedade”.

Premiação

Rogério Menezes e Charles Krieck anunciaram a equipe vencedora, com a entrega da premiação, que contou com a participação dos apoiadores. Os vencedores receberam as seguintes premiações: troféu “Revelação em Finanças”, criado pelo artista Osni Branco; R$ 15 mil em dinheiro; certificado “Revelação em Finanças”; uma bolsa para curso de MBA Executivo em Finanças, realizado pela Saint Paul Escola de Negócios em parceria com o New York Institute of Finance; cortesia para o 34° Encontro Socioesportivo, com direito a acompanhante; e associação gratuita ao IBEF SP por um ano (para associados, isenção por 18 meses).

Equipe celebra primeira colocação

Menções honrosas

As outras duas equipes finalistas do receberam placas de menção honrosa. Sob o título “Rentabilidade Base Zero”, o trabalho de Renato Felippe de Abreu Rossi, Marcio Silveira e Elisabeth Zimmerman, da Elektro, trata de uma metodologia inovadora em processos que possibilitou a evolução da maneira como a diretoria financeira da empresa participa da estratégia empresarial.

Rodrigo de Freitas Maroja, João Henrique Alves de Oliveira e Zalan Reis Lima, da Cabify também foram homenageados pelo trabalho “Quando 1+1=3. Os desafios de PMI (post-merger-integration) na Aliança Estratégica Easy e Cabify”. O trabalho ressalta o processo de integração das empresas, iniciado em junho deste ano. A inovação possibilitou recorde de faturamento às marcas Easy e Cabify, aplicativos de transporte, que uniram suas operações na América Latina.

(Reportagem: Renata Passos)

Reação do público

Discurso de agradecimento