Comissão de Tesouraria e Riscos tem nova liderança

Após fundar e liderar a Comissão de Tesouraria e Riscos do IBEF-SP por quatro anos, Elaine Olivetto passou neste ano o bastão para Camila Abel Correia da Silva, diretora de Tesouraria e Gestão de Riscos da AES Brasil.

Elaine conta que a Comissão surgiu há quatro anos, para atender a uma demanda dos associados (inclusive ela) para a criação de um grupo técnico com enfoque nesta área. A iniciativa deu tão certo que o colegiado dobrou de tamanho ao longo do tempo, saltando de um grupo inicial de 15 para atualmente 30 profissionais.

“Até hoje não vi em outro lugar, além da nossa Comissão, um grupo tão focado e que reunisse diversas empresas para compartilhar tendências, discutir oportunidades e alternativas de financiamento no mercado”, ressalta Elaine. “Estamos sempre em busca de novidades e conseguimos atrair novos públicos e mais tesoureiros e CFOs. Esse networking é muito valioso ”.

Transição bem-feita – Elaine acaba de se tornar mãe pela primeira vez, com o nascimento de sua filha no mês de novembro, e destaca que a transição de liderança foi conduzida de forma muito bem-sucedida. “Fiquei muito feliz que a Camila assumiu, pois ela está desde o começo do grupo. Inclusive, ela foi a responsável pelos eventos realizados pela Comissão nos últimos meses”, completa Elaine, que entrou em período de licença-maternidade.

Integrante da Comissão desde o início, Camila Abel assume a liderança com a experiência acumulada de 17 anos de atuação em empresas multinacionais brasileira e estrangeira do setor bancário e produtivo. Ela trabalhou nas áreas de Análise de Investimentos, Planejamento Financeiro, Estruturação Financeira, Mesa de Operação e Tesouraria, Previdência, Seguros e Gestão de Riscos Corporativos e de Mercado.

Temas estratégicos – Sobre o que esperar da Comissão daqui para a frente, a executiva ressalta que esta continuará discutindo políticas de Tesouraria e ferramentas adequadas, acompanhando as novas tecnologias. “E, além disso, discutir produtos novos, aplicações de mercado e estratégia. Saber como os responsáveis pela Tesouraria, seja ele gerente, superintendente ou diretor, lidam com esses temas e definem suas estratégias associadas à área, aplicando esse conhecimento”, destaca Camila.

“Também temos capacidade de maximizar a nossa influência, de forma organizada, no mercado. É um grupo importante, bem direcionado e com bastante conhecimento e que gera bastante valor para todos os participantes”, completa a nova líder.

Camila possui formação por instituições renomadas, como FAAP, FGV, Insper e Darden Business School, além de também integrar o Comitê de Gestão de Riscos da AES Brasil. No cargo de Diretoria de Tesouraria e Gestão de Riscos da AES Brasil desde junho de 2015, ela liderou grandes emissões bancárias e no mercado de capitais local como debêntures (incluindo de infraestrutura), além de financiamentos bancos de fomento e derivativos de proteção cambial para os novos investimentos.

As reuniões da Comissão de Tesouraria e Riscos acontecem bimestralmente. Para saber como participar, fale com o IBEF-SP: (11) 3016-2121.

Deixe um comentário