Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

Entrevista: Programa de Certificação terá novidades para CFOs, Controllers e Tesoureiros no 2º semestre

As certificações CFO (BR)®, Controller (BR)® e Tesoureiro (BR)® demonstram o conhecimento e competência do executivo financeiro. Baseadas em benchmark internacional e realizadas pelo IBEF-SP no Brasil, as certificações contam com validação do mercado e incrementam o desenvolvimento da carreira profissional.

Nesta entrevista, Vivianne Valente, Vice-Presidente de Certificação do IBEF-SP e CFO da Tigre, destaca a importância desse reconhecimento para os executivos financeiros. Ela também revela as novidades preparadas para os próximos meses, com o objetivo de valorizar ainda mais os profissionais certificados perante o mercado.

Vale destacar que o processo de certificação é sustentado por um quadro de competências baseado em MBAs das melhores escolas de negócios do Brasil e pela avaliação de um grupo seleto de executivos de finanças. Assim, as certificações são concedidas somente aos membros que possam demonstrar que superam critérios de avaliação específicos.

Como você avalia os avanços do Programa de Certificação conduzido pelo IBEF-SP?

Vivianne Valente – Nos últimos dois anos, o nosso esforço foi direcionado ao lançamento das certificações e a sua divulgação para os profissionais de finanças. No primeiro semestre deste ano, nossas iniciativas visaram à valorização de CFOs, controllers e tesoureiros certificados. Entendemos que a certificação deve possuir um valor agregado para eles. Para isso, produzimos uma série de lives dedicadas especificamente para os profissionais certificados.

Em conjunto com o trabalho de educação continuada, nosso objetivo é dar mais visibilidade aos CFOs certificados, ou seja, transformá-los em porta-vozes de eventos do IBEF-SP e da própria certificação. Dessa forma, conseguimos valorizar essa importante conquista obtida por esses capacitados profissionais perante o mercado.

E quais os planos para os próximos meses?

No segundo semestre, o foco continua no sentido de agregar valor, porém lançando um novo produto para o CFO certificado ou para qualquer executivo de finanças do IBEF-SP. Eles poderão ter acesso a um Programa de Mentoria a um valor diferenciado.

Como será esse Programa de Mentoria?

Estamos selecionando CFOs com grande experiência para orientar outros executivos de finanças. Dessa forma, buscamos agregar valor para os profissionais certificados por meio da oportunidade de desfrutar dessa mentoria com um custo muito pequeno. Há uma expectativa muito boa referente à aceitação desta novidade.

Quais outras iniciativas serão realizadas para valorizar os profissionais certificados?

Com o objetivo de lhes dar mais visibilidade, selecionamos 22 CFOs certificados que realizarão pequenos pitches em vídeo tratando sobre temas relevantes à comunidade de finanças. Essas gravações serão gradualmente disponibilizadas no site do IBEF-SP como se fossem temporadas, cada uma sobre um determinado tema.

Outra iniciativa que faremos no segundo semestre, algo inédito, é proporcionar uma opção de educação continuada e de conteúdo específico para controllers e tesoureiros certificados, algo que já temos feito para o CFO.

Há outros benefícios planejados para quem já possui a certificação?

A certificação tem validade para o período de dois anos. Para incentivar os profissionais a manterem esse reconhecimento, nossa intenção é oferecer uma extensão de prazo para os certificados que fazem aniversário em 2021, para que a renovação aconteça apenas em 2022.

O IBEF-SP tem uma excelente relação com empresas de executive search. O profissional certificado pode receber um olhar diferenciado dos recrutadores, em função deste selo estar atrelado a um Instituto de qualidade reconhecida no mercado?

Claro. Inclusive, nos inspiramos no processo de certificação do IBGC. Assim, a ideia é que esses cursos da educação continuada oferecidos pelo IBEF-SP equivalham a créditos, contribuindo para que o profissional esteja apto a se manter certificado. Além disso, no segundo semestre planejamos criar uma logomarca da certificação que poderá ser utilizada pelo executivo no próprio LinkedIn.

Como você avalia o papel da certificação para o desenvolvimento do profissional financeiro?

A certificação é um diferencial para o profissional de finanças e está apoiada em dois pilares: desenvolvimento e reconhecimento. Ela gera valor agregado para sua carreira por meio da aquisição de conhecimento, educação continuada e a mentoria, junto ao reconhecimento por um Instituto de renome. Além disso, o profissional recebe mais visibilidade por meio das iniciativas que envolvem a marca do próprio IBEF-SP, como a participação em eventos e conteúdos especiais. Então, eu diria que o principal objetivo da certificação é a valorização da carreira, através de formação, visibilidade e reconhecimento.

Compartilhe:

Deixe um comentário