72% dos brasileiros em vida profissional ativa não estão satisfeitos com seu trabalho. O dado foi citado em nosso webinar “Desafios da Liderança com Saúde Mental”, realizado na última quarta-feira (08/02). A sobrecarga de atividades somada à falta de propósito e um ambiente sem segurança psicológica para os colaboradores são destruidores do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Ricardo Basaglia, Vice-Presidente de Educação do IBEF-SP e CEO da Michael Page, notou que um dos grandes erros do(a) líder é tomar a si mesmo(a) como base para avaliar os outros. É preciso reconhecer as diferenças entre os indivíduos. “Se você tratar essa geração da mesma forma como tratou a anterior, não vai funcionar. É preciso se adaptar e trazer o novo”, disse o moderador do evento, ao lembrar os ensinamentos de Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei e medalhista olímpico.
Com 30 anos de carreira em posições de liderança, CEO da Coface, destacou que os líderes têm função determinante em perceber ou antever que um dos colaboradores pode estar perto de sofrer um burnout. “Como fazemos isso? Ouvindo, estando próximos das pessoas. Se você nota ausência de felicidade, engajamento e pertencimento naquele profissional, há um sinal claro de sobrecarga, e algo vai dar errado daqui a pouco”.
Psicóloga e CEO da MentorFlix, Heloisa Carvalho destacou a importância de os líderes oferecerem segurança psicológica aos seus colaboradores. De forma prática, é fazer as pessoas sentirem que não precisam responder a uma mensagem sobre trabalho no domingo à noite ou trabalhar 15 horas por dia para serem percebidas como profissionais dedicadas e produtivas.
“Quando você tem um ambiente de segurança psicológica, você começa a se posicionar sobre o que é importante para a sua vida. O que preciso fazer, além do trabalho, para ser feliz no meu dia a dia, encontrar o equilíbrio e não adoecer? Para chegar nisso é preciso ter essa segurança dentro da empresa em que você está”, completou Heloisa.
Quer ter mais insights sobre como aprimorar suas habilidades de liderança? Associe-se ao IBEF-SP: onde a comunidade de finanças se encontra!