Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

Comissão Técnica de Controladoria discute ferramentas tecnológicas para finanças

A Comissão Técnica de Controladoria e Contabilidade do IBEF-SP realizou uma reunião de trabalho com o tema “Ferramentas Tecnológicas para Finanças”, no dia 21 de fevereiro. A reunião teve como speaker Alexandre Saito, membro da Comissão e CEO e fundador da FWView, companhia focada em tecnologia voltada a dados financeiros.

De acordo com Saito, usar tecnologia na análise de dados financeiros logo não é mais apenas uma vantagem competitiva, mas também questão de sobrevivência. Durante a reunião, o membro da Comissão fez uma exposição sobre o uso de Inteligência Artificial em finanças baseado no mecanismo do ChatGPT.

No entanto, o uso de IA em finanças tem um pré-requisito: é necessário que a “casa esteja organizada”, ou seja, a empresa deve ter dados suficientes, corretos e que estejam organizados, para que a inteligência artificial possa ser aproveitada em sua máxima capacidade.

Logo, Alexandre aprofundou outro conceito de tecnologia, que já faz parte do universo de finanças: ferramentas de Analytics, que são uma ótima opção para organizar dados e ganhar produtividade e assertividade. Após uma resenha sobre os tipos existentes de Analytics focou-se em um tipo especial de ferramenta: o Gerenciamento de Performance Empresarial, ou EPM, em inglês. Para ilustrar o tema, ele citou a aplicação de EPM em um caso de consolidação.

Após a apresentação, a líder da Comissão Técnica de Controladoria, Luciana Paixão, fez um questionamento aos presentes: “Quantos do nosso grupo utiliza a ferramenta de inteligência artificial em finanças?”. A resposta do grupo mostrou que ainda são poucos os financeiros que estão fazendo o uso desta tecnologia em seu dia a dia.

A reunião mostrou que o uso de IA em finanças, apesar de muito comentado, ainda é embrionário para grande parte das empresas. Talvez porque muitas companhias ainda tenham à frente o desafio que é um pré-requisito essencial para esse avanço: organizar e classificar seus dados, independente do tamanho da organização.

Para quem deseja aprender mais sobre o tema, haverá uma grande oportunidade na próxima reunião da CT de Controladoria, marcada para 26 de março. Teremos a demonstração de ferramentas de gestão de dados na área financeira, com aplicação prática!

Você tem vontade de participar das Comissões Técnicas do IBEF-SP? Clique aqui para conhecer todas as nossas Comissões e solicitar a sua inscrição.

Compartilhe:

Deixe um comentário