IBEF-SP cria Comitês para difusão da Certificação CFO (BR)

Associados poderão integrar grupos de trabalho para a consolidação da iniciativa

Lançada no Brasil pelo IBEF-SP, a Certificação do CFO tem por objetivo valorizar e destacar perante o mercado a qualificação dos executivos de finanças do País. Baseado em modelo consagrado internacionalmente, o processo já conta com 48 CFOs reconhecidos pelo programa.

Os requisitos e as etapas do processo para obter a Certificação CFO (BR)® podem ser consultados no site: https://ibefsp.com.br/certificacao/

Participação dos associados nos Comitês

Com o objetivo de engajar os ibefianos a contribuírem para a consolidação do projeto, o Instituto formou cinco Comitês no âmbito da Certificação, com foco em: Análise das Candidaturas, Parcerias Estratégicas, Divulgação, Comunidade de Certificados e Programa de Educação Continuada.

“A iniciativa tem apoio da Diretoria do IBEF-SP e atraiu cerca de 45 associados para auxiliarem diretamente os grupos de trabalho. Em breve, atualizaremos o site do Instituto com a composição dos grupos e suas lideranças”, destaca Luiz Roberto Calado, vice-presidente de Relações Institucionais.

Saiba mais sobre as atividades de cada Comitê:

– Análise das candidaturas: Responsável pela análise do perfil do candidato, bem como se certificar sobre a experiência exigida pelo programa. O candidato à certificação CFO (BR)® por experiência deverá comprovar a atuação  profissional de pelo menos cinco anos como executivo de finanças em empresas ou instituições com receita líquida anual superior a R$ 100 milhões. Reuniões todas as 1ªs quartas-feiras de cada mês às 8h00.

– Parcerias estratégicas: Responsável pelo estabelecimento de parceria com empresas mantenedoras, membros corporativos e parceiros do IBEF-SP, de modo a atender os eventos da Certificação CFO (BR)® e a educação continuada para os profissionais certificados. Reuniões todas as 2ªs quartas-feiras de cada mês às 8h00.

– Divulgação: Responsável pelo acompanhamento e disseminação estratégica de informações sobre a certificação, marketing e divulgação do selo junto aos profissionais certificados nas mídias sociais. Reuniões todas 3ªs quartas-feiras de cada mês às 8h00.

– Comunidade de Certificados: Grupo que coordenará os eventos do programa, bem como a comunidade LinkedIn. Reuniões todas as 4ªs quartas-feiras de cada mês às 8h00.

– Programa de Educação Continuada: Responsável pela análise e aprovação dos créditos necessários para a renovação das certificações, etapa que serve de crivo para tal. O grupo também estará em contato com as instituições escolhidas para a preparação do conteúdo da educação continuada. Reuniões todas as 2ªs sextas-feiras de cada mês às 8h00.

As reuniões dos Comitês foram iniciadas neste mês de junho. Para saber como fazer parte, envie um e-mail para certificacaocfo@ibefsp.com.br. É fundamental identificar-se informando nome completo, empresa, situação de sua filiação ao IBEF-SP e o Comitê de interesse. A alocação de novos membros está sujeita ao limite de vagas.

Depoimentos de ibefianos que se certificaram

Gláucio Barros, CFO da NCR, conta que o pleito pela certificação já existia há algum tempo e ele foi um dos apoiadores dessa iniciativa dentro do IBEF-SP. Na hora em que a Certificação CFO (BR)® foi lançada, ele rapidamente se candidatou para ser um dos primeiros executivos com o selo de qualidade. “Todo executivo de finanças deve ter uma certificação. Não existe uma ‘faculdade’ de CFOs. Então, como podemos saber se aquele CFO tem formação adequada ou não? Ao tomar a iniciativa de certificar, seja por experiência ou, depois, por meio de um exame, o IBEF-SP é uma entidade de respeito que está validando a experiência do executivo”, destaca Barros, que participa dos Comitês de Análise de Candidaturas e do Programa de Educação Continuada.

O ibefiano Sergio Diniz também se certificou e hoje contribui para o Comitê de Análise de Candidaturas e o Comitê de Divulgação. “Interessei-me pela certificação desde o início. Apesar de minha longa experiência e reconhecimento de mercado, acredito que a Certificação CFO (BR)® é uma forma de valorizar nossa profissão, especialmente por ter uma entidade tão reconhecida como o IBEF-SP”. Para ele, participar da iniciativa é também um estímulo para outros buscarem esse reconhecimento. “Acredito que a certificação sirva não só como referência em relação aos profissionais com carreira comprovada no mercado, mas também como incentivo àqueles que querem se tornar CFOs certificados um dia, servindo de inspiração”.

Barros, por sua vez, ressalta que os financeiros não devem se sentir acanhados em mostrar suas qualificações. “Quanto mais o executivo de finanças puder apresentar sua experiência e qualidades, melhor será para ele e para o mercado como um todo porque assim valorizamos a profissão”.
(Reportagem: Débora Soares)

1 Comment

Deixe um comentário